Aprovado: remédios à base de cannabis no SUS

Aprovado: remédios à base de cannabis no SUS

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Agora, os fitofármacos registrados pela Anvisa poderão ser disponibilizados pelo sistema.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aprovou em 1ª instância ontem, (18 de agosto de 2020), o pedido do Ministério Público Federal (MPF) sobre a inclusão de medicamentos à base de canabidiol (CBD) e também  tetra-tetraidrocanabinol (THC) na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A lista foi atualizada com medicamentos já registrados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) que agora, serão disponibilizados pelo SUS. 

A decisão ainda garante que a União deve incrementar outros medicamentos que venham a ser registrados no futuro.

A ação havia sido negada pelo TRF em fevereiro de 2019, mas foi levantada novamente agora.

Antes, os remédios à base de cannabis já poderiam ser disponibilizados pelo SUS, no entanto, era preciso entrar com uma ação na justiça e provar para o juiz que o tratamento com o fitofármaco era a melhor solução. 

O MPF não parou por aí, outras duas ações movidas pelo órgão determinaram que a União deve garantir o tratamento à base de cannabis para dois pacientes em Eunápolis, na Bahia. Um tem epilepsia de difícil controle e o outro, autismo.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas