×

Cannabis na Mídia

Aos 63 anos, morre Ras Geraldinho, fundador da 1ª igreja Rastafari do Brasil



28/11/2022


A Igreja Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil, da religião rastafári, foi fundada pelo ativista, que era perseguido pela polícia e já cumpriu sete anos de prisão

Foto: Arquivo pessoal

Com informações de O Liberal – Americana e Região

Morreu neste sábado (26), aos 63 anos, o ativista Geraldo Antonio Baptista, o Ras Geraldinho.

Segundo o jornal O Liberal, de Americana e região, a causa do falecimento foi insuficiência renal, após uma tentativa de procedimento de hemodiálise.

Ras Geraldinho era conhecido por ter fundado, em 2006, a primeira igreja rastafári do Brasil, a Igreja Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil, que tem a cannabis como planta consagrada.

Segundo o Liberal, por fomentar o uso da droga, a igreja fundada por Geraldinho foi, por diversas vezes, alvo de ocorrências da Polícia Militar e da Guarda Municipal. 

Em agosto de 2012, depois de ser encontrado 37 pés de maconha em uma chácara de sua propriedade, ele foi preso acusado de tráfico de drogas e formação de quadrilha agravada por corrupção de menores.

Leia também: Cannabis para cristãos: conheça a ideia de um pastor estadunidense

Geraldo foi condenado, inicialmente, a 14 anos de prisão, mas, posteriormente, a pena foi aumentada para 22. Foram quase 7 anos cumpridos em uma penitenciária de Iperó, na região de Sorocaba (interior de SP), antes de ser transferido para Hortolândia (interior de SP) e depois liberado para prisão domiciliar.

Publicitário de formação, Geraldinho também trabalhou como Editor de Imagem na Rede Globo, de 1985 a 1991, em Washington, nos Estados Unidos. Pela emissora, foi premiado duas vezes com o Prêmio Vladimir Herzog – a maior premiação do Jornalismo no Brasil.

Geraldo também trabalhou no marketing político nos anos 2000 para os partidos PT (Partido dos Trabalhadores) e PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e em 2012 tentou candidatar-se a vereador em Americana, mas sem sucesso.

GreenWeek na Cannect: oportunidades para todos

Você sabia que a compra de cannabis para fins medicinais no Brasil é regulamentada desde 2015? Pois é, com o avanço da regulamentação, o comércio canábico tem tido cada vez mais espaço no Brasil.

Acreditando nessa na Revolução Verde, a Cannect está promovendo GreenWeek até o dia 30 de novembro, com condições especiais para pacientes, com produtos mais acessíveis, pagamento em três vezes sem juros e frete grátis (consulte condições). Vem de zap para saber mais e marcar sua consulta.

Além disso, a Dr. Cannabis, a vertical de educação da Cannect, está com até 52% de desconto em cursos sobre cannabis para profissionais da saúde e público em geral, além empreendedores do mercado canábico. Aproveite! Os cursos são online. Inscreva-se agora.

Tags

Lucas Panoni

Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.