A decisão não é um aval para o uso de flores cannabis. Contudo, poderá fomentar a discussão sobre a reinclusão das inflorescências na lista de produtos importados
Na última terça-feira (19) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a publicação da sétima edição da farmacopeia brasileira e incluiu as flores de cannabis.
Trata-se de uma espécie de guia que serve para a produção de medicamentos no país. Ou seja, um documento que determina as diretrizes para a fabricação e estabelece padrões de qualidade de produtos farmacológicos.
A decisão não é um aval para o uso individual de flores cannabis. A forma de uso ainda é proibida, embora descriminalizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com o diretor médico da Cannect, Rafael Pessoa, a inclusão da cannabis na farmacopeia vai facilitar o debate sobre uma possível reinclusão das inflorescências.
Além disso, pode ampliar o acesso seguro e regulamentado no país aos pacientes que teriam alguma indicação clínica desta forma farmacêutica.
Em julho do ano passado, a Anvisa publicou uma nota técnica que proibiu a importação da cannabis in natura. Importação que era feita através da resolução 660.
A justificativa da agência está no que ela considerou um “alto grau de risco de desvio para fins ilícitos e a vigência dos tratados internacionais de controle de drogas dos quais o Brasil é signatário”.
Consulte um médico
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Cresce o uso de cannabis por idosos no Canadá, desde a legalização
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso