Apesar de uma linha de pensamento mais conservadora entre os ministros do governo Bolsonaro, o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, se mostrou um pouco mais aberto, tanto que já se posicionou positivamente sobre a cannabis medicinal.
Apesar de poucas menções e uma posição contra o uso recreativo, ele não descarta as propriedades benéficas do canabidiol. Ao contrário do ex ministro da cidadania, Osmar Terra, conhecido como porta voz do governo sobre o assunto. Terra não é favorável nem acredita no uso da cannabis medicinal.
Reconhecer as vantagens do CBD não é o mesmo que defendê-lo. Em 2019, Mandetta afirmou que a cannabis é eficaz basicamente para crises convulsivas reentrantes, pacientes que não controlam as suas convulsões com remédios convencionais. Esta é a única vantagem que ele vê na planta. Disse ainda que poucas pessoas precisam do óleo de canabidiol, a demanda é pequena demais para gerar a necessidade de produzi-la aqui no Brasil.
Em outubro, em entrevista à Gazeta do Povo, o ministro ressaltou sobre a necessidade de mais estudos sobre a cannabis. “Não fazemos nada por empirismo. O que tem de evidência científica? Está comprovado? Está habilitado?” questionou. Embora tenha admitido que há medicamentos que administramos que são mais complexos que a cannabis.
Mandetta se posicionou contrário ao aval da ANVISA sobre a venda de produtos à base de cannabis no Brasil justamente pela falta de estudos. Ele se mostrou cético em relação ao multiuso e se preocupou com as finalidades do produto aqui. No entanto, a venda medicinal no país segue uma série de restrições, sendo uma delas a prescrição médica.
Contudo, se mostrou receptivo a uma possível distribuição do canabidiol no SUS. “Temos usuários que precisam do canabidiol, e temos feito há muito tempo essa discussão, porque temos crianças com crise convulsiva”, declarou em entrevista à Folha de S. Paulo.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
A decisão do STJ que pode legalizar a propaganda de cannabis
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso