Apesar de 18 estados sancionarem leis sobre o assunto, a cannabis medicinal em Alagoas é uma das poucas leis que de fato foram regulamentadas no país
Foto: Reprodução
Nesta terça-feira (1) o uso gratuito de cannabis medicinal em Alagoas foi regulamentado. Agora, pessoas que precisam desse tipo de tratamento, poderão receber por meio da rede pública do estado.
A novidade foi publicada no Diário Oficial do Estado e coloca em prática a Lei nº 8.861, aprovada em 2023. A lei garantiu o direito ao uso de produtos à base de cannabis, como o CBD (canabidiol), para tratar doenças específicas.
Segundo o decreto, os remédios poderão ser distribuídos pela rede pública de saúde ou por meio de parcerias com instituições autorizadas. Mas para ter acesso, é preciso que o paciente tenha uma recomendação médica e passe por avaliação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Por outro lado, a regulamentação parece ter acontecido apenas depois da pressão de uma ação civil movida pela defensoria pública do estado. O processo aberto em março de 2023 solicitou a implementação efetiva da lei sancionada ainda no ano anterior.
Mesmo com a lei, os pacientes precisavam entrar na justiça para garantir a gratuidade do tratamento com a cannabis medicinal. Até a publicação da nova regulamentação, cerca de 30 pacientes recebiam o custeio dos produtos.
Como em outros estados, o uso será restrito apenas para pessoas com epilepsia refratária, ou seja, epilepsias de difícil controle, como na Sindrome de Dravet, Lennox Gastaut e Esclerose Tuberosa.
Dessa forma, o governo irá criar um grupo técnico para analisar os pedidos de uso desses medicamentos. Esse grupo vai avaliar se o tratamento é mesmo necessário, de forma segura e com base em estudos científicos.
Com essa regulamentação, Alagoas se junta a outros estados que já regulamentaram o uso da cannabis medicinal no tratamento de doenças. Apesar de 18 estados brasileiros aprovarem leis parecidas, são poucos que foram postas em prática.
Nos próximos meses, o governo deve divulgar mais detalhes sobre como será o cadastro dos pacientes e o início da distribuição gratuita dos produtos.
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Por isso, caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de compra do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cápsula espacial com cannabis cai no mar após falha
Cannabis em SC: regulamentação ignora associações
USA Hemp inaugura sede em Goiânia mirando o futuro
Começa o mutirão para revisar prisões por porte de maconha
DF pode ganhar centro de tratamento com cannabis
AbraRio e UFRRJ firmam parceria para o cultivo de cannabis no RJ
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso