Mesmo com uma lei sancionada em 2022, a distribuição de cannabis no SUS ainda não está regulamentada
Defensoria do Alagoas aciona justiça garantir a cannabis no SUS
Na última semana, a Defensoria Pública de Alagoas entrou com uma ação contra o estado pedindo a regulação imediata de uma lei de cannabis. O governo sancionou a legislação em 2022, mas ainda aguarda para colocá-la em prática.
De autoria do deputado Lobão (MDB), a lei permitiu a distribuição de produtos à base de cannabis pelo sistema único de saúde do SUS. Além do fomento para pesquisas científicas. Contudo, o Poder Exeutivo não regulamentou até hoje.
Os defensores públicos Ricardo Melro, Daniel Alcoforado, Lucas Valença e Marcelo Arantes, todos integrantes do Núcleo de Proteção Coletiva da DPE/AL, assinaram e estabeleceram um prazo máximo de 30 dias para a regulamentação.
Agora na justiça, o processo busca assegurar que o tratamento com cannabis seja de fato oferecido para crianças e adolescentes com condições graves, evitando ainda, o aumento de judicialização.
Além de adotar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) necessário à efetiva implementação da política pública no prazo de 60 dias.
Consulte um médico
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso