A associação Flor da Vida irá coordenar a clínica pública de cannabis e atender gratuitamente até 50 pacientes ao mês
Clínica pública de cannabis vai atender 500 pacientes
Nesta quarta (19), a cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo, inaugurou a primeira clínica pública de cannabis medicinal do estado.
O projeto é desenvolvido em parceria com a associação Flor da Vida e pretende atender 500 pacientes da cidade de forma gratuita. Inclusive, disponibilizando o óleo e fazendo todo o acompanhamento do tratamento.
Mas na prática, a prefeitura cedeu um espaço de 12 mil metros quadrados para que a associação atue em Ribeirão Pires. Em troca, a instituição irá fornecer o tratamento aos pacientes de baixa renda do município.
Clínica que foi viabilizada por meio da Frente Parlamentar da Cannabis e do Cânhamo do estado, que disponibilizou R$300 mil para a sua criação.
De acordo com o médico responsável, Laerte Rodrigues Junior, nesta primeira fase, os pacientes receberão o óleo da associação de forma gratuita. Posteriormente, também terão acesso a outras terapias, como fonoaudiologia e fisioterapia.
“Nós sabemos do preço, sabemos que muitos pacientes não conseguem adquirir. Isso aqui é fundamental não só como início de um tratamento, mas como um coadjuvante de muitos cuidados”.
Eliane do Carmo Meira, de 59 anos, é uma das moradoras de Ribeirão Pires e já adiantou que quer ser a primeira paciente atendida pela clínica. ” Eu quero estar na fila primeiro. O cuidador também precisa de cuidado.”, ressaltou.
Eliane sofre de fibromialgia e também é mãe do Matheus do Carmo Meira, de 28 anos que tem autismo. Ambos nunca utilizaram o óleo de cannabis por causa do preço. Dessa forma, a nova clínica é uma esperança para ter acesso a cannabis medicinal.
Mesmo com a abertura clínica em 2025, Ribeirão Pires já tinha uma lei sobre o fornecimento de de produtos de cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde) nas unidades públicas desde 2022. Mas os pacientes relatam que precisam judicializar para conseguir o tratamento.
Questionado sobre isso, o secretário de Saúde, Clovis Volpi, não quis comentar.
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso