A decisão não é um aval para o uso de flores cannabis. Contudo, poderá fomentar a discussão sobre a reinclusão das inflorescências na lista de produtos importados
Anvisa adiciona flores de cannabis na farmacopeia brasileira
Na última terça-feira (19) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a publicação da sétima edição da farmacopeia brasileira e incluiu as flores de cannabis.
Trata-se de uma espécie de guia que serve para a produção de medicamentos no país. Ou seja, um documento que determina as diretrizes para a fabricação e estabelece padrões de qualidade de produtos farmacológicos.
A decisão não é um aval para o uso individual de flores cannabis. A forma de uso ainda é proibida, embora descriminalizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com o diretor médico da Cannect, Rafael Pessoa, a inclusão da cannabis na farmacopeia vai facilitar o debate sobre uma possível reinclusão das inflorescências.
Além disso, pode ampliar o acesso seguro e regulamentado no país aos pacientes que teriam alguma indicação clínica desta forma farmacêutica.
Em julho do ano passado, a Anvisa publicou uma nota técnica que proibiu a importação da cannabis in natura. Importação que era feita através da resolução 660.
A justificativa da agência está no que ela considerou um “alto grau de risco de desvio para fins ilícitos e a vigência dos tratados internacionais de controle de drogas dos quais o Brasil é signatário”.
Consulte um médico
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso