A posição do ministério público pode ser um fator decisivo para que a entidade obtenha o direito de plantio na justiça
A terceira região do MPF (Ministério Público Federal) apresentou um parecer favorável para o cultivo de cannabis pela Maleli (Associação Canábica em Defesa da Vida), que entrou com uma ação para poder plantar de forma legal.
De acordo com o procurador regional da República Marlon Alberto Weichert, a posição do MPF está na preocupação com os pacientes que dependem dos produtos feitos com a planta, principalmente por meio de doações de entidades e outros pacientes.
“É irrazoável obrigar o paciente e seus familiares a importarem, a altíssimos custos, um produto de baixa tecnologia que pode ser produzido no Brasil. Entraves ideológicos em torno do estigma envolvendo o uso da planta devem ser superados. A cannabis é um vegetal com propriedades medicinais e deve ser assim tratado”, escreveu.
O documento emitido pelo Ministério Público ainda destacou que, ao mesmo tempo que a Lei de Drogas proíbe o cultivo e a manipulação da cannabis, também prevê que o Ministério da Saúde também pode autorizar mediante à fiscalização.
O parecer também citou a resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que regulamentou o uso do CBD (canabidiol) para crianças e adolescentes com epilepsia refratária.
Além de algumas resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que permitiram a importação e a venda de produtos feitos com a planta nas farmácias.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect . Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
CannabIA: Cannect lança IA sobre cannabis medicinal
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso