Se a olho nu você já acha a planta da cannabis bem bonitona, olhando de pertinho você pode até se apaixonar
Um estudo publicado na revista científica de biologia The Plant Journal exibiu fotografias microscópicas dos tricomas, aqueles “pelinhos” que revestem a superfície das flores e folhas.
É nos tricomas que estão a maioria dos canabinoides responsáveis pelos efeitos psicoativos e medicinais da cannabis, além dos terpenos.
O objetivo do estudo, segundo os pesquisadores, era definir cada tipo de tricoma usando padrões de autofluorescência e número de células secretoras, testando seu desenvolvimento e metabolismo. O resultado é impressionante, e você pode ver abaixo.
“Estas propriedades únicas e genes altamente expressos dos tricomas de cannabis determinam as propriedades medicinais, psicoativas e sensoriais dos produtos de cannabis”, diz o resumo do estudo.
Para o trabalho, os pesquisadores usaram uma variedade de cânhamo chamada “Finola”, conhecida por sua baixa estatura e tempo de floração acelerado, o que a torna economicamente viável para fins de pesquisa.
Os cientistas dizem que apesar da “importância econômica e medicinal” dos tricomas glandulares de cannabis, suas propriedades e contribuições “permanecem pouco compreendidas”, e daí vem o intuito do estudo aprofundado.
Para investigar os tricomas, os pesquisadores usaram um microscópio do tipo “multifótons”, em que um laser incita a fluorescência dos tecidos vivos nas cores vermelha e azul.
A alta resolução das imagens revelou diferenças marcantes na morfologia interna da cavidade de armazenamento entre tricomas de cálices pedunculados (imagem “b”), sésseis (imagem “c”) e bulbosos (imagem “f”).
Se você faltou às aulas de biologia do ensino médio, a Cannalize traduz: pedúnculos são as hastes que suportam a estrutura dos tricomas, enquanto os tricomas sésseis não possuem hastes. Já os tricomas bulbosos tem um formato arredondado.
Observando as imagens, os pesquisadores concluíram que, entre os três tipos de tricomas, os pedunculados têm o maior armazenamento de canabinóides, enquanto os sésseis podem ser considerados “na verdade, tricomas pedunculados prematuros.”
Tire suas dúvidas sobre cannabis medicinal na Triagem Gratuita da Cannect!
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Parceria cria nota técnica para o cultivo de cannabis
Quase 3 milhões de brasileiros usam maconha no Brasil
Estudo aponta falhas na rotulagem de produtos de CBD
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso