Assembleia do Piauí arquiva projeto de lei sobre óleo de cannabis gratuito

Assembleia do Piauí arquiva projeto de lei sobre óleo de cannabis gratuito

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O deputado que pediu a rejeição argumenta que é preciso esperar uma lei nacional sobre o assunto.

Ontem (30) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) arquivou o Projeto de Lei sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis na rede pública de saúde.

A proposta era da deputada Ziza Carvalho (PT), e previa também estudos científicos com a planta. Com a rejeição, não será mais discutida nesta legislatura. 

Quem solicitou a rejeição foi o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas). Através de um relatório, ele pedia para os demais parlamentares esperarem um projeto de lei nacional. E foi atendido.

Na sessão, o deputado ainda argumentou que não é contra o uso do Canabidiol (CBD) na medicina, mas julga a constitucionalidade da proposta. “Existe uma matéria que está tramitando na Câmara Federal sobre a aplicação e cultivo para usos medicinais. Então, após a matéria ser votada na Câmara Federal é que podemos votar aqui no estado do Piauí”, argumentou.

Projeto em Teresina

Em paralelo, há também outro projeto sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis no Piauí, mas no município de Teresina. 

De autoria da vereadora Elzuila Calisto (PT) a ideia é disponibilizar remédios nacionais e importados através do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Caso seja aprovado, o poder público ficará autorizado a distribuir medicamentos à base de CBD e também tetraidrocanabinol (THC) para pacientes com receita e laudo médico, desde que os produtos sejam aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Outros estados

Ainda neste ano, a  Câmara dos Vereadores de Joinville, em Santa Catarina,  e de Uberlândia, em Minas Gerais, também protocolaram projetos de lei para regularizar a distribuição de produtos à base de Cannabis nos municípios.

As capitais de Salvador, na Bahia e Florianópolis também em Santa Catarina, já discutem projetos semelhantes.  

Há propostas que também já discutem o fornecimento para todo o estado, como Paraná, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo

A nível nacional, o projeto de lei 399/15 foi aprovado na Comissão Especial da Cannabis e já pode seguir para o Senado. Ele prevê o cultivo e a comercialização de produtos à base de cannabis tanto para uso medicinal quanto industrial. 

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas