A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica por conta de um acidente de carro, contraiu a COVID-19, mas se recuperou. No entanto, passado o sufoco, outras complicações, decorrentes da doença, vieram a surgir.
Uma delas foi a perda da memória recente. Nos últimos três meses o vírus afetou algumas funções neurológicas que comprometeram a sua memória por um período.
A doença também resultou em espasmos que romperam ligamentos musculares atingindo várias partes do corpo, inclusive no rosto.
A voz dela também começou a falhar, o que mexeu muito com o seu emocional, pois a sua voz é o seu instrumento de trabalho, onde está toda a sua força.
A senadora teve um acidente de carro há 25 anos e ficou tetraplégica. Foi a cannabis medicinal que a ajudou na recuperação, e no seu bem estar hoje.
A cannabis já havia a ajudado a controlar os espasmos musculares e recuperar alguns movimentos do pescoço.
Mara Gabrilli tentou se tratar com o Purodiol, remédio à base da planta que não tem um componente chamado tetra-tetraidrocanabinol (THC), responsável pelas reações alucinógenas da maconha. No entanto, os seus espasmos pioraram ao invés de melhorar. Por isso, sempre quando traz o assunto, ela enfatiza o poder do THC.
Ela também participou de várias pesquisas clínicas neste nicho, e ainda participa de centros de pesquisas sobre o assunto na Flórida e Chicago, ambos nos Estados Unidos.
Isso a fez ser ativista da causa, foi dela a iniciativa para realizar a pesquisa que mostra que 3 em cada 4 brasileiros aprovam a cannabis medicinal e também defendeu a planta no Senado no ano passado (2019).
Hoje, ela é uma porta-voz da cannabis no congresso e também presidente da Comissão de Doenças Raras do Senado e até criou um arquivo que fala do panorama da cannabis medicinal no Brasil.
Mesmo diante de Osmar Terra, totalmente contrário à cannabis medicinal, ela conseguiu convencer parlamentares a discutir sobre a planta sem aumentar o tom.
Ela também criou alguns Projeto de Lei sobre o tema, como regras para a fiscalização da cannabis medicinal e tributação da importação da planta. A senadora participou de discussões de outros projetos.
Nós do Cannalize desejamos melhoras à Senadora e força em todo o processo de recuperação.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso