Yoga, mindfulness e cannabis – elevando a sua prática

Yoga, mindfulness e cannabis – elevando a sua prática

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Yoga e mindfullness são duas práticas muito populares associadas à cultura wellness, relacionadas com uma melhora na conexão mente-corpo-espírito.

Elas envolvem elementos como respiração controlada (mente), posturas físicas (corpo) e meditação (espírito), que se combinam para criar um estado de relaxamento, foco e bem-estar – muito similar às sensações produzidas com o uso de cannabis.

Essa semelhança tem sido apontada há séculos, com diversas culturas utilizando a cannabis para desenvolver suas práticas, mentes e espiritualidade. 

Na tradição hindu, por exemplo, acreditava-se que o deus Shiva presenteou seu povo com cannabis para ajudá-los a encontrar iluminação e inspiração.

Combinação cada vez mais comum

Descobertas recentes também mostram que a combinação de cannabis com yoga e meditação aprimora a atenção, diminui o estresse e possibilita que haja uma atividade mais clara e focada, sincronizando mente, corpo e respiração com mais eficiência, o que, por sua vez, ajuda no controle da ansiedade, estresse e dor.

Com o avanço na legalização do uso da cannabis medicinal e recreativa por todo o mundo, e com o mercado de wellness em crescimento, cada vez mais tem se visto praticantes de yoga e mindfulness utilizando a cannabis em suas sessões de relaxamento. 

Nos Estados Unidos, diversos estúdios de yoga têm oferecido aulas com o uso da planta. É o caso do Ganja Yoga em Portland, o Bend & Blaze (expressão que pode ser traduzida como “enrola e acende”) em Nova Iorque e o CBD Yoga no Reino Unido, que têm experimentado um maior envolvimento e conexão dos alunos com essa mistura.

Como isso acontece

Isso acontece pela ativação do sistema endocanabinoide, aquele responsável pela manutenção do equilíbrio (homeostase) do nosso corpo, que, tanto as atividades de yoga e meditação, quanto o uso de produtos à base de cannabis provocam.

A ativação do sistema endocanabinoide libera os endocanabinoides anandamida – a substância da felicidade – e 2-AG, modulando muitas partes do corpo, como o sistema nervoso central e periférico, o sistema imunológico, o sistema digestivo, o sistema reprodutivo. 

Essa modulação produz os efeitos de calma, clareza mental e felicidade alcançados nas práticas de wellness e no uso da cannabis.

Combinação com técnicas de relaxamento

Há uma intensa sinergia na combinação yoga, mindfulness e cannabis. Além das práticas serem ‘canabimiméticas’, ou seja, reproduzirem os efeitos da cannabis no nosso corpo, o uso desta potencializa ainda mais esses efeitos.

A cannabis, ainda, quando utilizada em praticantes de yoga e meditação auxilia na recuperação muscular pós-exercício, diminuindo as dores e tensões osteomusculares e trazendo um estado de calma que pode perdurar durante o dia todo.

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas