Yoga e mindfullness são duas práticas muito populares associadas à cultura wellness, relacionadas com uma melhora na conexão mente-corpo-espírito.
Elas envolvem elementos como respiração controlada (mente), posturas físicas (corpo) e meditação (espírito), que se combinam para criar um estado de relaxamento, foco e bem-estar – muito similar às sensações produzidas com o uso de cannabis.
Essa semelhança tem sido apontada há séculos, com diversas culturas utilizando a cannabis para desenvolver suas práticas, mentes e espiritualidade.
Na tradição hindu, por exemplo, acreditava-se que o deus Shiva presenteou seu povo com cannabis para ajudá-los a encontrar iluminação e inspiração.
Descobertas recentes também mostram que a combinação de cannabis com yoga e meditação aprimora a atenção, diminui o estresse e possibilita que haja uma atividade mais clara e focada, sincronizando mente, corpo e respiração com mais eficiência, o que, por sua vez, ajuda no controle da ansiedade, estresse e dor.
Com o avanço na legalização do uso da cannabis medicinal e recreativa por todo o mundo, e com o mercado de wellness em crescimento, cada vez mais tem se visto praticantes de yoga e mindfulness utilizando a cannabis em suas sessões de relaxamento.
Nos Estados Unidos, diversos estúdios de yoga têm oferecido aulas com o uso da planta. É o caso do Ganja Yoga em Portland, o Bend & Blaze (expressão que pode ser traduzida como “enrola e acende”) em Nova Iorque e o CBD Yoga no Reino Unido, que têm experimentado um maior envolvimento e conexão dos alunos com essa mistura.
Isso acontece pela ativação do sistema endocanabinoide, aquele responsável pela manutenção do equilíbrio (homeostase) do nosso corpo, que, tanto as atividades de yoga e meditação, quanto o uso de produtos à base de cannabis provocam.
A ativação do sistema endocanabinoide libera os endocanabinoides anandamida – a substância da felicidade – e 2-AG, modulando muitas partes do corpo, como o sistema nervoso central e periférico, o sistema imunológico, o sistema digestivo, o sistema reprodutivo.
Essa modulação produz os efeitos de calma, clareza mental e felicidade alcançados nas práticas de wellness e no uso da cannabis.
Há uma intensa sinergia na combinação yoga, mindfulness e cannabis. Além das práticas serem ‘canabimiméticas’, ou seja, reproduzirem os efeitos da cannabis no nosso corpo, o uso desta potencializa ainda mais esses efeitos.
A cannabis, ainda, quando utilizada em praticantes de yoga e meditação auxilia na recuperação muscular pós-exercício, diminuindo as dores e tensões osteomusculares e trazendo um estado de calma que pode perdurar durante o dia todo.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Jessica Durand
Médica graduada pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduada em Medicina Esportiva pelo Instituto Vita e em Cannabis Medicinal pela Unyleya. Possui certificação internacional em terapias à base de cannabis pela Green Flower. Atleta amadora, enxerga na prática clínica o potencial da cannabis medicinal na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, com foco especial em praticantes de atividades físicas e atletas amadores, semiprofissionais ou profissionais. Compõe o núcleo de medicina esportiva da Gravital, atuou como consultora de assuntos médicos do Atleta Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso