Webinar da Anvisa discutirá o comércio internacional de produtos controlados

Webinar da Anvisa discutirá o comércio internacional de produtos controlados

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Marcado para a próxima quinta-feira (17), o webinar da Anvisa abordará sobre algumas listas de substâncias controladas. Veja em quais os compostos canábicos se enquadram. 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), irá realizar um webinar para falar do comércio internacional de produtos controlados, ou seja, compostos que requerem acompanhamento especial e fiscalização para serem obtidos. 

Com início marcado para às 15 horas (horário de Brasília), a reunião online vai ter como pauta diversas listas de substâncias, que serão analisadas e debatidas pelos participantes. 

Os webinars da Anvisa são feitos para debater temas técnicos. A ideia é ter um palestrante como administrador principal, junto com interações de participantes por um chat. 

Listas que serão discutidas

  • Lista A1: substâncias entorpecentes

  • Lista A2: substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais

  • Lista A3: substâncias psicotrópicas (sujeita a notificação de receita “A”)

  • Lista B1: substâncias psicotrópicas (sujeita a notificação de receita “B”)

  • Lista B2: substâncias psicotrópicas anorexígenas

  • Lista C1: substâncias sujeitas a controle especial (passíveis de controle especial em duas vias)

  • Lista C2: substâncias retinóicas

  • Lista C3: substâncias imunossupressoras

  • Lista C4: substâncias anti-retrovirais

  • Lista C5: substâncias anabolizantes

  • Lista D1: substâncias precursoras de entorpecentes e/ou psicotrópicos

  • Lista D2:  insumos químicos utilizados como precursores para fabricação e síntese de entorpecentes e/ou psicotrópicos.

  • Lista E: plantas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas

  • Lista F1: substâncias entorpecentes de uso proscrito no Brasil

  • Lista F2: substâncias psicotrópicas de uso proscrito no Brasil

  • Lista F3: demais substâncias de uso proscrito no Brasil

Lançamentos 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil 

O propósito do webinar não é apenas discutir sobre a comercialização dos produtos controlados. Além disso, a agência pretende divulgar dois lançamentos, ambos correlacionados com o tema. 

O primeiro, é o painel público do NDS (National Drug Control System), que é um sistema de agendamento?utm_source=cannalize&utm_medium=textoancora&utm_campaign=agendamento” target=”_blank”>consultas sobre importação e exportação dos produtos listados, no qual é possível entender quais deles estão autorizados. 

O segundo, também tem caráter informativo. É um documento que contém detalhes sobre o acesso e a utilização das substâncias que serão debatidas na reunião. 

O “manual para pesquisadores”, como será chamado, fornece um auxílio para quem está interessado na importação de algum desses compostos. Ele ainda informa a documentação necessária para efetuar algum pedido. 

Para quem está interessado em produtos canábicos, nos dias atuais, a facilidade de importação é muito maior. Isso porque a Anvisa renovou a resolução 335/20 para a RDC 570/21, em outubro do ano passado, o que otimizou o processo de compra. 

Vale lembrar que as importações de compostos com cannabis são permitidas desde 2015 no Brasil.  

Mas e a cannabis? 

A cannabis e alguns de seus compostos estão presentes dentro dos temas. 

A erva em si, está enquadrada na Lista E, que trata sobre plantas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas. 

Já o Tetraidrocanabinol (THC), por apresentar um efeito psicotrópico, ou seja, que atua no cérebro humano, podendo modificar alguns dos nossos comportamentos,  está presente na classificação F2. 

Como participar?

O evento será transmitido na plataforma Teams, da Microsoft. Para acessá-lo, é só clicar no link abaixo, no dia 17/03, às 15 horas (horário de Brasília).

Clique aqui!

 

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas