×

Destaque-> Notícias

Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo



03/09/2024


A ideia é trocar o tecido dos carros por uma opção mais sustentável. A produção em larga escala será feita a partir de 2028

Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo

Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo

Recentemente, a marca de carros Volkswagen anunciou que fez um acordo de cooperação com a Revoltech GmbH para substituir o couro sintético pelo uso de tecidos feitos de cânhamo, subespécie da cannabis sativa.

O material desenvolvido, chamado LOVR, é vegano e segundo a empresa, totalmente reciclável após o fim da sua vida útil. Ainda pode ser desenvolvido a partir de resíduos que seriam descartados.

De acordo com a marca, a  iniciativa é uma forma de trazer mais sustentabilidade  para o mundo automotivo. “O uso sustentável de recursos é um ponto chave em nossa estratégia de crescimento e é bastante ancorada aos nossos princípios e ações”, declarou Andreas Walingen, diretor de estratégia da Volkswagen.

A produção em larga escala para a substituição do couro sintético começará a partir de 2028. 

Carro feito de cânhamo

Mas essa não é a primeira vez que uma marca leva a derivação da cannabis para a indústria automotiva. 

Em 1941 Henry Ford resolveu fazer um carro com a carroceria inteiramente de fibras de cânhamo. Há até uma foto lendária do empresário batendo no carro para provar a sua resistência.

O óleo da variação de cannabis sativa também serviu como combustível por um certo tempo, nos Estados Unidos. Ford, conhecido como “pai do carro moderno”, havia batizado o combustível de “hempoline”.

Leia também: 11 curiosidades históricas que você não sabia sobre a cannabis

Aprenda mais sobre cannabis

Quer aprender mais sobre o universo canábico? A Dr. Cannabis tem um acervo com dezenas de cursos sobre o assunto, que contemplam tanto profissionais da saúde quanto empreendedores que querem entrar no mercado. Clique Aqui.

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.