Vans mira a sustentabilidade com tênis feito de cânhamo

Vans mira a sustentabilidade com tênis feito de cânhamo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O produto marca um novo compromisso da empresa: minimizar os impactos causados ao meio ambiente. 

 

A Vans foi mais uma marca que aderiu a produtos sustentáveis. No começo do mês, a empresa lançou o seu novo tênis, o Circle Vee, feito a base de cânhamo e outros compostos naturais. 

A composição do calçado é dividida entre os materiais. A malha tem 48% de algodão orgânico, 47% de cânhamo e 5% de poliéster, enquanto o cadarço é feito totalmente por fibras naturais de juta, derivadas da fibra vegetal. 

Já a palmilha é feita de borracha, ao contrário das convencionais, que costumam ser produzidas a partir de substâncias provenientes do petróleo. 

Toda a estrutura do tênis é voltada para práticas de reutilização e sustentabilidade. 

Confira: Tudo sobre cânhamo: o que é, para que serve, usos medicinais, alimentícios e industriais

Compromisso ambiental 

Foto: Divulgação/Vans 

O lançamento marca um novo momento da Vans, que busca minimizar os impactos ambientais em suas produções. 

O intuito é entregar produtos cada vez menos danosos ao meio ambiente, mas que ainda possam garantir conforto e durabilidade para os seus consumidores. 

A Vans reconhece a importância de proteger o meio ambiente para a próxima geração. A nossa responsabilidade é agir para impulsionar mudanças positivas no planeta”, ressalta a empresa em comunicado. 

Doações 

A iniciativa não passa somente pela área de produção, mas também pela arrecadação gerada com os tênis. 

Para ajudar na propagação do calçado, a empresa anunciou que doará US$1 para a associação Tides Foundation por cada Circle Vee vendido. 

A instituição de caridade norte-americana é responsável por promover ações ligadas a temas como meio ambiente, saúde, questões trabalhistas, causas LGBTQIA +, questões humanitárias e direitos das mulheres. 

Por que o cânhamo? 

O cânhamo é visto como uma grande alternativa para as empresas têxtil, por ter propriedades com ligadas a alta resistência e a durabilidade, além de gerar menos prejuízos ao meio ambiente, tanto na produção quanto no seu cultivo. 

O composto da erva, muito ligado ao uso industrial da planta, é considerado uma matéria prima sustentável, renovável, biodegradável e reciclável, o que atrai as marcas que estão nesse novo propósito, como é o caso da Vans. 

Além disso, as confecções feitas com o cânhamo tem um custo benefício melhor para os produtores, uma vez que são mais baratas e entregam a mesma qualidade. 

Leia mais: Pesquisadores produzem roupas à base de cânhamo

A moda voltou? 

Foto: Divulgação/Vans 

A ideia dos tênis de cânhamo não vem de agora. Na década de 90, o Adidas Hemp virou uma sensação entre os jovens, justamente pela origem da sua produção. 

 

Recentemente, a Nike lançou uma nova linha de calçados com a mesma composição, disponíveis no tamanho infantil e adulto. Denominada de Happy 420, ela prega temas como a sustentabilidade e a reciclagem. 

Do retrô ao moderno, o cânhamo ganha espaço em algumas das marcas mais famosas do setor. Será que a moda voltou? 

 

Além do uso industrial, o cânhamo também tem propriedades medicinais, assim como vários compostos da planta. Caso queira entender mais ou começar o seu tratamento com a cannabis, clique aqui

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas