A ideia do centro de estudos é desenvolver medicamentos padronizados à base de cannabis para a distribuição pelo SUS
A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) receberá um total de R$25 milhões para a execução de vários projetos de pesquisa relacionados à área de saúde e transformação digital.
Quase metade desse valor será dedicado ao projeto Terasus, coordenado pelo professor Eryvaldo Sócrates. Ele visa criar um centro de estudos para o CBD (canabidiol) e derivados da cannabis.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver medicamentos à base de cannabis para o SUS (Sistema Único de Saúde), com foco em produtos nanoestruturados e padronização de extratos.
A pesquisa busca estabelecer parâmetros para a aprovação desses produtos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e comprovar sua eficácia terapêutica.
O valor recebido vai permitir a criação de laboratórios especializados, a formação de recursos humanos qualificados e a criação de um ambiente de colaboração interdisciplinar.
A pró-reitora de Pesquisa da UFRN, Silvana Langassner, destacou a importância da conquista e disse que os projetos aprovados trarão benefícios para a região Nordeste, fortalecendo a pesquisa científica e tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Pernambuco sanciona lei sobre cannabis no SUS
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso