Em meio a um aumento de produtos para pré-treino, a cannabis também passou a ser utilizada. Mas será que o THCV pode ajudar?
Dumbbells on rubber floor closeup, fitness club
Nos últimos tempos, muitos pacientes têm utilizado uma substância específica da cannabis como pré-treino: o THCV (tetrahidrocanabivarina). Trata-se de um canabinoide bem parecido com o THC, mas que não gera os efeitos da maconha.
O composto, que já estava famoso por ajudar no emagrecimento, agora parece ter uma nova função: dar energia e disposição para os treinos diários e até para o resto do dia.
E a prática tem até respaldo científico: De acordo com um estudo clínico duplo-cego realizado no ano passado, com um produto de uma marca de cannabis, o THCV aumentou significativamente a energia, a atividade, a motivação e o bem-estar em comparação com o placebo.
E o melhor de tudo, sem a fadiga, a fome e o estado de euforia associadas ao consumo de THC.
Leia também: O THCV é o novo Ozempic?
Segundo a médica especializada em esporte, Jéssica Durand, o composto derivado da cannabis ainda possui efeitos metabólicos, que ajudam na redução do apetite e na melhora da sensibilidade à insulina.
Um um estudo de 2023, por exemplo, mostrou que o composto encontrado na planta de cannabis, pode proteger células-tronco do tecido adiposo contra o estresse celular e reduzir a inflamação enquanto essas células se transformam em células de gordura.
Ou seja, os pesquisadores descobriram que o THCV ajuda a manter a saúde dessas células durante esse processo, o que pode ser bastante útil para tratamentos relacionados à obesidade e doenças metabólicas.
A médica do esporte ainda acrescenta que alguns pacientes podem complementar a suplementação pré-treino com outro canabinoide que possui efeitos semelhantes, o CBG (canabigerol).
Bastante conhecido por ajudar no foco, o composto, que possui substâncias similares à cafeína, pode ser útil tanto para atividades físicas, quanto para atividades mentais.
Segundo Durand, a cannabis como um todo, beneficia diversos fatores envolvidos na performance esportiva, como sono, ansiedade e dores osteomusculares.
“O hype por trás da cannabis como pré-treino é tão real que as marcas de cannabis têm apostado cada vez mais em diferentes produtos e formas de uso para entregar suplementos capazes de melhorar a performance dos atletas intra-treino.” Acrescentou.
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Por isso, caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de compra do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Efeitos do canabidiol variam entre sexos, segundo estudo
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Endometriose: 5 questões para não cair em Fake News
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Juba de Leão: 9 segredos surpreendentes do cogumelo
Receita azul e amarela online: Como isso afeta a cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso