A pesquisa mostrou que a substância da cannabis pode promover um conjunto de reações que combate a deterioração das capacidades cerebrais
De acordo com um novo estudo publicado na revista ACS Pharmacology & Translational Science, o THC (tetrahidrocanabinol) é capaz de retardar os sinais convencionais do envelhecimento cerebral em ratos.
O THC nada mais é do que o componente que gera a famosa “alta” da maconha.
A pesquisa pode ser promissora, pois a cannabis pode combater a deterioração das capacidades cerebrais. Com o passar dos anos, o raciocínio pode ficar mais lento por um processo natural do envelhecimento humano.
Mas ao que parece, isso pode mudar.
Algumas pesquisas anteriores já mostravam que as baixas doses de cannabis podem melhorar a memória e a capacidade de aprendizado de ratos idosos. Agora, no novo experimento, os cientistas exploraram a relação entre o THC e a cognição.
Além de entender o que está por trás do efeito antienvelhecimento.
Para fazer o estudo, os cientistas separaram dois grupos de ratos, sendo eles mais velhos e mais novos. Ambos receberam uma dose baixa diária da substância por 28 dias. Para a comparação dos resultados, parte deles não recebeu nada.
Os resultados mostraram que os animais que tomaram a dose de THC, tiveram um aumento da atividade de uma proteína chamada mTOR, que está associada à regulação do metabolismo celular.
Já no tecido adiposo, essa mesma atividade proteica caiu, o que significa que isso pode ajudar a reduzir alguns processos ligados ao envelhecimento biológico.
Sem contar que os ratos apresentaram maior produção de proteínas necessárias para formar novas sinapses entre os neurônios do cérebro.
A combinação de todos esses fatores, foi o que manteve o cérebro dos ratos mais “jovens”.
Contudo, ainda são necessários mais estudos para avaliar a possibilidade de um possível “remédio” ou “suplemento”.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Mais dinheiro vendendo cerveja do que cannabis
‘A informação é a chave’, diz Sol Feliciano sobre a cannabis
Leis sobre cannabis diminuem a prescrição de benzodiazepínicos
Festival de cinema vai exibir documentário sobre cannabis
Governo e parlamentares irão discutir o cultivo de cannabis
Por meio de uma ação, dois municípios terão cannabis no SUS
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso