O país é mais um do continente europeu a adotar a legalização para fins médicos. A medida já traz mudanças imediatas. Confira.
A Suíça anunciou a legalização total da cannabis medicinal no país. A nova legislação foi implementada na última quarta-feira (27) e entrou em vigor já nesta segunda (1).
A mudança permite que os pacientes possam obter produtos canábicos por meio de uma receita médica. Anteriormente, era obrigatório ter uma licença fornecida pelo FOPH (Escritório Federal de Saúde Pública), o centro de saúde pública do governo suíço.
Segundo o Conselho Federal, a demanda pelas autorizações aumentou bastante nos últimos anos, algo que motivou a liberação.
Somente em 2019, cerca de 3.000 pedidos para tratar doenças como esclerose múltipla, câncer e outras patologias neurológicas foram enviados para o governo federal, de acordo com o portal SWI swissinfo.ch.
Leia mais: O que o Brasil tem a aprender com a Suíça sobre cannabis medicinal
A escolha pela legalização não é de agora. Desde junho, o país estava se preparando para modificar as suas normas.
O Conselho Federal da Suíça suspendeu a lei de proibição da cannabis para fins médicos, que foi aprovada pelo parlamento em março de 2021.
A suspensão permitiu que o caminho para a liberação total fosse facilitado. Em declaração oficial, o governo já havia antecipado os próximos passos.
“A decisão de usar um medicamento à base de cannabis para fins terapêuticos caberá ao médico em consulta com o paciente”, diz trecho da nota governamental.
Confira também: Proibição do uso medicinal da cannabis é suspenso na Suíça
A legalização também afeta a comercialização da planta. Com a nova legislação será possível exportar a cannabis para fins medicinais.
Para isso acontecer, as empresas interessadas precisam solicitar uma autorização à Swissmedic, a autoridade suíça de vigilância de medicamentos e dispositivos médicos.
Apesar da legalização, o governo suíço impôs um limite para a quantidade de THC (Tetraidrocanabinol) presente nos produtos comercializados no país.
A taxa máxima é de 1% da substância por cada composto de CBD (Canabidiol), o mesmo que é estabelecido para a indústria do cânhamo.
O cenário é provisório e pode ter mudanças em curto prazo. Isso porque a Suíça já estuda liberar a cannabis para todos os fins, inclusive, para o uso adulto.
A possibilidade passa por um programa de testes que, atualmente, está em fase-piloto, mas pode ser implementado no país nos próximos meses.
O intuito seria apurar informações sobre uma possível regulamentação do setor através da venda de produtos para 400 voluntários na região da Basileia.
O uso medicinal da cannabis é capaz de tratar diversas condições, o que pode mudar vidas. Caso queira tirar dúvidas sobre esse assunto ou começar um tratamento, clique aqui.
Gustavo Lentini
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Proposta sugere o uso de cannabis apreendida para estudos
Preciso de uma carteirinha de cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso