Os estudos sobre produtos à base de cannabis estão aumentando no Brasil e em outros países, assim como a procura por estes produtos. Em cinco anos, foram publicados mais de 7 mil estudos científicos com o termo “cannabis”, segundo o último anuário da Kaya Mind.
Hoje, a maioria dos dados levantados existem porque o conhecimento da Ciência sobre o Sistema Endocanabinoide (SEC) é maior. Este sistema, que está presente em quase todas as partes do corpo humano, foi descoberto em 1964 pelo pesquisador israelense Raphael Mechoulam.
A curiosidade é que hoje o que sabemos sobre o SEC só existe por conta das pesquisas sobre as propriedades medicinais (e também psicoativas) da cannabis.
O SEC é responsável por estabelecer a comunicação entre o cérebro e os processos fisiológicos do organismo, informando o sistema nervoso quando alguma coisa puder prejudicar seu funcionamento.
Em outras palavras, permite a coordenação entre as células equilibrando várias funções como fome, humor, memória e a resposta do sistema imunológico.
Além disso, o sistema é capaz de regular a homeostase, que é a habilidade humana de conseguir manter o interior do corpo saudável e respondendo corretamente às alterações externas.
Leia mais: O que é homeostase e como ela se relaciona com a cannabis medicinal?
Um exemplo de situação que é possível pela homeostase é a digestão. Neste caso específico, os processos homeostáticos fazem o sistema digestivo reconhecer quais substâncias são boas para o corpo e quais podem ser expelidas.
Pensando nisso, o Sistema Endocanabinoide pode ser dividido em alguns componentes:
Também chamados de canabinoides endógenos, eles são produzidos pelo próprio corpo e funcionam como um sinalizador para os receptores CB1 e CB2, presentes em todas as partes do organismo.
Presente principalmente nas extremidades do sistema nervoso central, este receptor é responsável pela absorção dos endocanabinoides pelo restante do corpo. Entre suas principais influências está o processamento da memória, da percepção do apetite e dos estímulos emocionais e sensoriais.
O receptor CB2 está presente principalmente no sistema imunológico, alertando o organismo para a recuperação de doenças, cicatrização de feridas e recuperação de dores musculares.
Quando o organismo falha ao produzir endocanabinoides, o resultado pode ser o desenvolvimento de algumas doenças, e nestes casos, os receptores CB2 também podem estar falhando na ligação com o sistema imunológico. Esse problema é conhecido como Síndrome de Deficiência Clínica de Endocanabinoide
Os produtos à base de cannabis, pois os componentes da planta (fitocanabinoides) funcionam como substitutos que imitam a maneira de interagir com os receptores. Portanto, são usados para manter o corpo em equilíbrio.
Leia mais: Quais são os tipos de canabinoides?
Como explicado acima, apesar do nosso corpo produzir endocanabinoides, o Sistema Endocanabinoide também pode receber suplementos de fora. Estes, por sua vez, são encontrados em algumas plantas, como a cannabis.
Plantas que contém fitocanabinoides. Fonte: Cannalize
A cannabis possui mais de 500 substâncias, sendo 147 fitocanabinoides conhecidos, como: o CBD (canabidiol), o CBG (canabigerol), o CBN (canabinol) e o THC (tetrahidrocanabinol). Eles são capazes de induzir efeitos ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, pró-cognitivos e de melhora da qualidade do sono ao interagirem com o SEC.
Existem diferentes tipos de produtos que possuem concentrações diferentes de fitocanabinoides, assim como formas. Óleos de cannabis, gummies, cápsulas, produtos tópicos e sprays são alguns exemplos de formas farmacêuticas que podem ser adquiridas principalmente por importação
Na Cannect, promovemos o acesso à terapia canabinoide com base em evidências científicas, garantindo a segurança dos pacientes. Nossa missão é tornar a cannabis medicinal acessível para cada vez mais pessoas.
Se você pensa em começar um tratamento, te conectaremos facilmente aos melhores especialistas do Brasil! Clique aqui para agendar sua consulta
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso