• 26 de junho de 2022

Senadora Mara Gabrili sofre consequências pesadas da COVID-19

 Senadora Mara Gabrili sofre consequências pesadas da COVID-19

Depois de alguns meses que a porta-voz da cannabis no senado contraiu a doença, as sequelas começaram a aparecer

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica por conta de um acidente de carro, contraiu a COVID-19, mas se recuperou. No entanto, passado o sufoco, outras complicações, decorrentes da doença, vieram a surgir.

Uma delas foi a perda da memória recente. Nos últimos três meses o vírus afetou algumas funções neurológicas que comprometeram a sua memória por um período. 

A doença também resultou em espasmos que romperam ligamentos musculares atingindo várias partes do corpo, inclusive no rosto.

A voz dela também começou a falhar, o que mexeu muito com o seu emocional, pois a sua voz é o seu instrumento de trabalho, onde está toda a sua força.

Quem é Mara Gabrilli

A senadora teve um acidente de carro há 25 anos e ficou tetraplégica. Foi a cannabis medicinal que a ajudou na recuperação, e no seu bem estar hoje. 

A cannabis já havia a ajudado a controlar os espasmos musculares e recuperar alguns movimentos do pescoço.

Mara Gabrilli tentou se tratar com o Purodiol, remédio à base da planta que não tem um componente chamado tetra-tetraidrocanabinol (THC), responsável pelas reações alucinógenas da maconha. No entanto, os seus espasmos pioraram ao invés de melhorar. Por isso, sempre quando traz o assunto, ela enfatiza o poder do THC.  

 Ela também participou de várias pesquisas clínicas neste nicho, e ainda participa de centros de pesquisas sobre o assunto na Flórida e Chicago, ambos nos Estados Unidos.

Isso a fez ser ativista da causa, foi dela a iniciativa para realizar a pesquisa que mostra que 3 em cada 4 brasileiros aprovam a cannabis medicinal e também defendeu a planta no Senado no ano passado (2019).

Hoje, ela é uma porta-voz da cannabis no congresso e também presidente da Comissão de Doenças Raras do Senado e até criou um arquivo que fala do panorama da cannabis medicinal no Brasil.

Mesmo diante de Osmar Terra, totalmente contrário à cannabis medicinal, ela conseguiu convencer parlamentares a discutir sobre a planta sem aumentar o tom.

Ela também criou alguns Projeto de Lei sobre o tema, como regras para a fiscalização da cannabis medicinal e tributação da importação da planta. A senadora participou de discussões de outros projetos.

Nós do Cannalize desejamos melhoras à Senadora e força em todo o processo de recuperação.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias