Sem provas, Bolsonaro diz que legalização da maconha aumentou os homicídios no Uruguai

Sem provas, Bolsonaro diz que legalização da maconha aumentou os homicídios no Uruguai

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Embora o país tenha registrado um aumento no número de homicídios no último semestre, o Brasil registra quase o triplo de homicídios a cada 100 mil habitantes. E a culpa é de quem?

Durante a sua live semanal na última quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL)  relacionou a alta de homicídios no Uruguai no primeiro semestre à legalização da maconha

Ele também criticou artistas e políticos de esquerda que defendem o uso recreativo da erva. 

“Temos o Uruguai aqui, que há poucos anos legalizou a maconha e estamos vendo o reflexo agora na explosão do número de homicídios no Uruguai em função, em grande parte, da maconha”, disse, o futuro ex-presidente, sem apresentar dados que comprovem essa relação.

Anitta pede ajuda do Lula para legalizar a maconha

Foto: Reprodução

Legalização no Uruguai

O país sul-americano foi o primeiro a legalizar a produção e a comercialização de produtos derivados da planta no mundo em 2013, durante o governo do ex-presidente Pepe Mujica.

O caso veio à tona porque no primeiro semestre deste ano, o país registrou um total de 188 homicídios, um aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Contudo, mesmo com o aumento, a taxa de homicídios é de 8,5 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Atlas da Violência e do Ministério do Interior uruguaio. Enquanto no Brasil, o número chega a 21,65 homicídios a cada 100 mil pessoas.

Aumento da violência?

Na live, Bolsonaro ainda acrescentou que a legalização da cannabis no Brasil pode aumentar a violência e também o que ele chamou de “outros males”. 

“[A legalização] não leva a lugar nenhum. Vai retroalimentar um sistema e vai levar à violência, vai levar a outros males e a tendência é aquele país entrar em desgraça”, disse.

Contudo, parece que as coisas não são bem assim. De acordo com um estudo divulgado no The Economic Journal, a legalização da erva reduziu 12, 5% os crimes violentos em estados dos EUA que fazem fronteiras com o México. 

Por outro lado, os impactos da legalização variam de acordo com o país, além de uma série de fatores econômicos e sociais. 

Em podcast, Dráuzio Varella admite que já fumou maconha

Situação do Brasil

O cultivo em solo Brasileiro ainda é proibido por lei, mesmo que para fins medicinais. O porte de maconha para o uso adulto também pode ser considerado tráfico, dependendo da quantidade. 

Contudo, o uso medicinal é legal através de duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitem a importação individual e também a comercialização do óleo nas farmácias. 

Procure um médico

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico que, inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas