De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Indústria de Canabinoides (BRCann), São Paulo é o estado com mais pessoas importando cannabis medicinal em números absolutos.
Somando 37,5% de todas as mais de 41 mil solicitações do país, é seguido por Rio de Janeiro (17,8%) e Minas Gerais (7,5%). Segundo o diretor executivo da entidade, Tarso Araújo, a concentração é fruto de um acesso maior à cannabis no estado.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), menos de 1% dos profissionais do país prescrevem cannabis medicinal. E a maioria deles estão em São Paulo e Rio de Janeiro.
O estado também é o que mais apresenta cursos, estudos e iniciativas sobre o assunto.
Apesar de São Paulo não ter uma lei sobre o assunto, os parlamentares do estado parecem engajados na causa. Tanto que deputados paulistas de 12 partidos diferentes chegaram a criar uma frente parlamentar para discutir um projeto de lei sobre a cannabis.
Ainda neste ano, o grupo coordenado pelo deputado Sérgio Victor (Novo), solicitou uma licença para cultivar cannabis em pequena escala, o objetivo do experimento é medir a arrecadação com impostos da produção de remédios, além do impacto social de uma produção de cannabis.
Apesar da maior concentração de pacientes em São Paulo, os números mudam quando mudamos a perspectiva.
O distrito federal, por exemplo, fica na frente com 35 habitantes para cada 100 mil pessoas. O número é quase três vezes maior que a média brasileira de 9 pacientes para cada 100 mil habitantes.
A primeira paciente a obter a autorização de importação, por exemplo, Anne Fischer, é de Brasília. Até hoje, a menina é um símbolo na luta pelo acesso à cannabis medicinal.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso