×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannabis na Mídia

Projeto já ajudou 8 mulheres a obterem o habeas corpus



27/05/2021



Um ano depois do projeto Mães e Mulheres Jardineiras, cerca de 40 mães e pacientes se ajudam como podem para garantir o óleo medicinal

Enquanto o cultivo de cannabis é discutido no plenário, famílias e pacientes não podem esperar. Por isso, várias associações e coletivos têm se desdobrado para garantir o acesso ao remédio e até ao habeas corpus, que dá o direito de plantar de forma legal. 

Um deles é o projeto Mães e Mulheres Jardineiras (MMJ), que auxilia mães e mulheres de baixa renda a terem autonomia para fabricar o seu medicamento ou dos seus filhos, além de capacitá-las para ajudar outras mulheres. 

O projeto fez tanto sucesso nesse primeiro ano, que ganhou destaque nacional. Resultando no primeiro prêmio Troféu Carlini de Solidariedade.

Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Frutos

Ele foi idealizado pela médica psiquiatra Eliane Nunes, diretora da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC) em maio do ano passado. 

A iniciativa rendeu frutos já no primeiro mês, com o primeiro habeas corpus de cultivo para uma mãe jardineira, que se tornou uma espécie de “Madrinha” e tem a missão de ajudar outras mais.

Se trata de mulheres ajudando outras mulheres. A coordenadora das mães do grupo, Emília Giovannini conta que conseguiu o salvo-conduto de plantio para o seu filho Ítalo, que tem Transtorno Espectro Autista (TEA)  em junho de 2020. 

“Consegui através do projeto, e é através dele que acabamos ajudando umas às outras. (…) O  conhecimento é algo que ninguém rouba de você e te faz crescer. Para conseguir o óleo você precisa desse conhecimento, pois cada mãe precisa saber extrato o óleo de uma planta que a sua patologia precisa,pois não é qualquer planta que é adequada para você.” diz.

Um ano depois, 8 mulheres já conseguiram o HC com o apoio do projeto e três estão recorrendo. Atualmente já são 40 mães e madrinhas, sem contar com 25 voluntárias.

Live de aniversário

Além do curso de cultivo, o projeto Mães Mulheres Jardineiras também promove lives com as Madrinhas que já possuem o salvo-conduto, que compartilharam as suas experiências. 

Por meio das lives, o MMJ também busca saber quais são as dúvidas dos pacientes, para preparar um material completo.

Neste sábado, a live será em comemoração a um ano do projeto. Além do depoimento de cinco madrinhas, vão participar os fundadores da AHC-RJ (Associação Humanitária Canábica) e a banda Mato Seco.

Mais informações aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.