• 23 de janeiro de 2022

Presidente da Câmara quer votar PL de cannabis no próximo ano

 Presidente da Câmara quer votar PL de cannabis no próximo ano

Foto: Adriano Machado/Reuters

Segundo os bastidores da Câmara dos Deputados, Arthur Lira diz que a pauta não pode esperar mais.

O Projeto de Lei 399/15 que prevê o cultivo e comercialização de produtos à base de cannabis pode ser votado no início do próximo ano. Segundo aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o próprio líder da Casa entende que não dá mais para adiar.

A proposta, que se desenrola desde 2015, foi aprovada em uma comissão especial ainda em junho e deveria seguir direto para o Senado.

Contudo, depois de um recurso apresentado pelo deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR), o PL voltou para discussão na Câmara e será analisado por todo o Plenário.

Foto: Adriano Machado/Reuters

Agora vai?

Opositores tentam adiar a votação o quanto podem, pois a pauta tem apoio da maioria dos líderes da Casa. O próprio presidente da Câmara acredita que o projeto será aprovado assim que colocar o tema em discussão.

Desde que o recurso do deputado Garcia foi apreciado, deputados engajados com a proposta tentam ser otimistas em relação à votação na Câmara. 

Nos últimos meses, por exemplo, o ex-presidente da comissão especial de cannabis, Paulo Teixeira (PT-SP), disse que o recurso seria votado em breve, mas não foi o que aconteceu. 

Ao portal Sechat, o deputado chegou a afirmar que a pauta será discutida no Plenário antes de 2022.

“O presidente Arthur Lira se comprometeu com a votação do PL 399/15 ainda neste ano. Colocar em votação vai ao encontro da sociedade brasileira que requer tais medicamentos com urgência”, afirma o parlamentar.

 

Tainara Cavalcante

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias