O presidente da Comissão de Medicamentos Formulados de Cannabis, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), disse que vai acionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra o deputado Diego Garcia (Podemos-PR).
O pedido é resultado de mais um episódio de reuniões da comissão que analisa uma proposta para a regulamentação do uso da cannabis no Brasil.
O Projeto de Lei 339 tem causado polêmicas principalmente porque autoriza o cultivo da planta em solo brasileiro.
Na sessão da última terça-feira (18), o deputado Diego Garcia tirou o microfone de Teixeira e o empurrou, como mostraram as imagens ao vivo da TV Câmara. Embora o ângulo não deixasse as coisas muito claras, Teixeira disse ter recebido um soco no peito.
“Esse deputado chegou aqui na minha frente e me deu um murro no peito!” argumentou Teixeira.
Ele, e mais outros deputados começaram a aumentar o tom de voz depois que Paulo Teixeira seguiu a sessão sem fazer uma votação nominal, que segundo o deputado, foi aceita ainda no começo da reunião.
A votação seria uma tentativa de adiar as discussões sobre a pauta por mais cinco sessões.
O deputado Diego Garciase alterou e foi até o presidente da comissão, seguido dos demais membros também se levantaram e foram até a mesa onde os dois estavam.
Mais tarde, quando Garcia teve a palavra, argumentou que não agrediu o deputado petista.
“Em momento algum eu agredi vossa excelência. A minha intenção não era essa. Eu queria que você parasse de falar, sendo que o meu requerimento para uma votação nominal foi feito”, explicou o deputado.
Contudo, isso não pareceu convencer o presidente da comissão, que rebateu a fala do deputado e ainda acrescentou que não recebeu nenhum pedido de desculpas.
Desde que as sessões sobre o assunto voltaram a acontecer no mês passado, os ânimos entre os favoráveis e contrários à pauta têm se acalorado no plenário.
Agora, em confirmação a alguns veículos de comunicação, Teixeira disse que irá denunciar o parlamentar por agressão.
Caso o Conselho de Ética aceite o pedido do petista, o deputado Eduardo Garcia pode sofrer penalidades, que podem chegar até a suspensão do exercício do mandato.
Veja o vídeo:
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
A decisão do STJ que pode legalizar a propaganda de cannabis
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso