O presidente da Comissão de Medicamentos Formulados de Cannabis, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), disse que vai acionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra o deputado Diego Garcia (Podemos-PR).
O pedido é resultado de mais um episódio de reuniões da comissão que analisa uma proposta para a regulamentação do uso da cannabis no Brasil.
O Projeto de Lei 339 tem causado polêmicas principalmente porque autoriza o cultivo da planta em solo brasileiro.
Na sessão da última terça-feira (18), o deputado Diego Garcia tirou o microfone de Teixeira e o empurrou, como mostraram as imagens ao vivo da TV Câmara. Embora o ângulo não deixasse as coisas muito claras, Teixeira disse ter recebido um soco no peito.
“Esse deputado chegou aqui na minha frente e me deu um murro no peito!” argumentou Teixeira.
Ele, e mais outros deputados começaram a aumentar o tom de voz depois que Paulo Teixeira seguiu a sessão sem fazer uma votação nominal, que segundo o deputado, foi aceita ainda no começo da reunião.
A votação seria uma tentativa de adiar as discussões sobre a pauta por mais cinco sessões.
O deputado Diego Garciase alterou e foi até o presidente da comissão, seguido dos demais membros também se levantaram e foram até a mesa onde os dois estavam.
Mais tarde, quando Garcia teve a palavra, argumentou que não agrediu o deputado petista.
“Em momento algum eu agredi vossa excelência. A minha intenção não era essa. Eu queria que você parasse de falar, sendo que o meu requerimento para uma votação nominal foi feito”, explicou o deputado.
Contudo, isso não pareceu convencer o presidente da comissão, que rebateu a fala do deputado e ainda acrescentou que não recebeu nenhum pedido de desculpas.
Desde que as sessões sobre o assunto voltaram a acontecer no mês passado, os ânimos entre os favoráveis e contrários à pauta têm se acalorado no plenário.
Agora, em confirmação a alguns veículos de comunicação, Teixeira disse que irá denunciar o parlamentar por agressão.
Caso o Conselho de Ética aceite o pedido do petista, o deputado Eduardo Garcia pode sofrer penalidades, que podem chegar até a suspensão do exercício do mandato.
Veja o vídeo:
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
A decisão do STJ que pode legalizar a propaganda de cannabis
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Lei sobre cannabis em Cachoeira é suspensa pela justiça
Congresso gratuito sobre cannabis será realizado em novembro
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso