×

Destaque-> Notícias

Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla



01/10/2024


Contudo, o Mevatyl será destinado apenas para pacientes que são resistentes a terapias convencionais

Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla

Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla

O governo do Paraná divulgou que irá oferecer um medicamento novo para o tratamento de esclerose múltipla. Trata-se do Mevatyl, um remédio de cannabis feito com uma boa concentração da substância que causa a “alta” da maconha.

Em fevereiro deste ano, o estado passou a regulamentar remédios à base de cannabis, resultado de uma lei aprovada ainda no início de 2023

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, a distribuição acontecerá nas farmácias das 22 regionais de Saúde, mas os pacientes precisarão fazer uma solicitação para receber o remédio.

O que é o Mevatyl?

O medicamento foi o primeiro a ser aprovado no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2017 e contém mais de um 1% de THC (tetrahidrocanabinol), embora não deixe ninguém alterado. 

Lá fora, ele é aprovado em 28 países e mais conhecido como Sativex. O medicamento é indicado para tratar convulsões moderadas e graves, decorrentes da esclerose múltipla, geralmente utilizado quando nenhum outro tratamento convencional está funcionando ou demonstrando algum tipo de melhora.

Trata-se de uma doença autoimune, que afeta o sistema nervoso central provocando principalmente rigidez dos músculos e espasticidade. 

Estudos têm demonstrado que o  THC ajuda  a aliviar os espasmos e as dores musculares, enquanto o CBD (canabidiol) ajuda a reduzir os efeitos colaterais do composto. 

Pacientes específicos

Mas não são todos os pacientes que irão receber o produto. É necessário ter mais de 18 anos, um diagnóstico de espasticidade grave que tenha resistência a outras medicações, além de não ter histórico de esquizofrenia na família ou dependência química.

Os pedidos precisam ser feitos direto nas redes de saúde e levam até 30 dias para serem aprovados. 

Consulte um médico

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.