Paquistão é o segundo país da Ásia a promulgar lei de cannabis medicinal

Paquistão é o segundo país da Ásia a promulgar lei de cannabis medicinal

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Esta é a segunda regulamentação da planta na Ásia, depois da Tailândia. Como esperado, as licenças produtivas limitarão o THC

Com informações da Revista Cañamo

O Paquistão, nação muçulmana do sul da Ásia, promulgou nos últimos dias uma lei que permitirá o uso terapêutico da cannabis medicinal. O país asiático é o segundo daquele continente a permitir a cannabis, ficando atrás apenas da Tailândia.

A regulação, no entanto, não pretende permitir o uso recreativo, mas sim criar um quadro regulamentar que funde uma indústria de produtos farmacêuticos com baixo teor de THC (Tetrahidrocanabinol). 

A lei paquistanesa estabelece também a criação da Autoridade Reguladora e de Controle da Cannabis (CCRA), que será a entidade responsável pelo Executivo pela concessão de licenças de produção.

Leia também: Tailândia quer mudar as leis de cannabis e voltar a reprimir uso recreativo

A tarefa para os próximos meses é estabelecer as regras sobre os limites e alcance do cultivo, processamento, fabricação e venda de produtos derivados da planta para fins médicos ou industriais. Em qualquer caso, o THC nunca pode ultrapassar 0,3% de concentração.

O cânhamo estará no centro da regulamentação paquistanesa, utilizando suas fibras para a confecção de produtos têxteis. Segundo a Revista Cañamo, a regulamentação naquele país é um avanço se tivermos em conta que a Ásia é o continente mais restritivo do mundo para os consumidores de cannabis.

Inclusive, a norma teve que esperar alguns anos para começar a funcionar, já que foi aprovada em 2020, por iniciativa do Primeiro Ministro anterior, Imran Khan, que foi destituído do cargo.

 

 

CLIQUE AQUI

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas