Em novembro de 2021 a cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, fez história como o primeiro município do estado a aprovar uma lei sobre a disponibilização de produtos à base de cannabis para os pacientes.
O objetivo era a criação da “Clínica de Cannabis Sativa Beija Flor”, para atender 360 crianças do município com autismo e mais 82 com epilepsia grave de difícil controle.
Contudo, mesmo depois que a lei entrou em vigor, a cidade não conseguiu comprar nenhum produto ainda.
Mas parece que não foi falta de tentativa. A prefeitura de Búzios chegou a realizar duas licitações com algumas empresas, mas não fechou negócio com nenhuma delas.
A próxima licitação está marcada para terça-feira (13) às 10 horas.
Durante esse meio tempo, a prefeitura teve que contar com a associação AbraRio (Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro) para o fornecimento dos produtos e a Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e a Pacientes), que também são do Rio.
A parceria contemplou apenas os pacientes em situações mais graves que não podiam esperar.
De acordo com a assessoria de Búzios à Cannalize, nas duas licitações, as empresas participantes não tinham documentação necessária para fazer valer a lei.
A principal hipótese é a de que o mercado de cannabis no Brasil ainda é muito novo e os negócios do setor ainda estão em desenvolvimento.
Sobre a nova licitação que acontecerá na próxima semana, a assessoria de Búzios respondeu por e-mail que “ a expectativa é que todas as empresas participantes estejam aptas a participar do pregão”.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Mais dinheiro vendendo cerveja do que cannabis
STJ deve julgar o cultivo de cannabis em breve
Caso Isabel Veloso: Não pode usar CBD na gravidez?
PL em Goiás quer proibir o uso de cannabis em lugares públicos
Avanço do mercado canábico brasileiro alcança a MJBizCon
Qual é a posição de Kamala Harris sobre cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso