Como já sabemos a cannabis pode ser usada de diversas formas e pode influenciar em diversas condições. Mas e quando o assunto é desempenho vocal, será que ela pode afetar de alguma forma? Vamos descobrir.
De acordo com um estudo recente concluiu-se que o uso da cannabis pode ter um impacto negativo em nossas vozes.
Segundo o portal de notícias PsyPost, os participantes do estudo indicaram sintomas como rouquidão, soprosidade e fraqueza das vozes.
O estudo foi publicado no Journal of Voice, e conduzido pelo Dr Robert T. Sataloff, professor e presidente do Departamento de Otorrinolaringologia. O objetivo era avaliar se o uso de cannabis tinha algum efeito explícito na voz do usuário.
Sataloff disse ao Jornal: “O uso da cannabis tem sido comum entre os cantores de rock e populares por décadas, mas também ocorre entre outros profissionais que usam as vozes incluindo os cantores clássicos, professores, políticos, clérigos e muitos outros. Até muito recentemente, não era possível estudar os efeitos da cannabis na voz prospectivamente porque a substância era ilegal. Ainda é em muitos estados. Mesmo assim, laringologistas anedóticos têm visto os efeitos adversos da cannabis.” complementou.
De acordo com o relatório, um questionário anônimo web foi enviado para os pacientes do centro clínico de voz.
O objetivo era obter uma imagem mais ampla do uso anterior de tabaco e cannabis dos participantes e observar se havia algum efeito colateral durante o consumo.
Um total de 42 pacientes responderam ao questionário e foram incluídos no estudo.
Surpreendentemente, 1 em cada 10 participantes relatou já ter experimentado tabaco, aproximadamente 77% afirmaram que já haviam experimentado a cannabis de alguma forma antes.
Os resultados são reveladores: como revela o PsyPost, aproximadamente 42% disseram que “fumar a substância produziu alterações imediatas na voz” e 29% acreditam que o uso de cannabis tem um efeito de longo prazo na voz.
O Sr. Sataloff disse ao PsyPost: “Fumar cannabis pode causar disfunção da voz. Para usuários de voz de alto nível, como cantores de ópera, a intoxicação ou alteração na função cognitiva por qualquer causa, pode alterar o controle motor fino e resultar em lesões na voz. Isso vale tanto para a cannabis quanto para o álcool.” acrescenta
Os médicos precisam aprender os fatos e perguntar sobre o uso de cannabis em circunstâncias apropriadas.
“Além disso, como a substância não tem controle de qualidade em estados nos quais não foi legalizada, ela contém contaminantes e subprodutos agressivos em algumas preparações; e estes podem causar inflamação laríngea substancial. ”
Ele acrescentou que fumar em um cachimbo de água é “um pouco melhor”, mas ainda não é recomendado.
De acordo com a Dra. Reena Gupta, Diretora da Divisão de Voz e Laringologia da OHNI, a realidade é que muitas pessoas continuarão a consumir a substância. Diante disso, a menor probabilidade de lesão vocal ocorre quando a cannabis é consumida através de comestíveis, óleos, tópicos e vaporizadores, em vez de fumada.
Com isso podemos afirmar que não se trata da substância em si, mas da forma de consumo.
Entre as opções de inalação, estudos mostraram que a administração de medicamentos é comparável entre os vários métodos.
No entanto, quando um vaporizador é usado, onde a planta não é queimada, menos fumaça tóxica são produzidas. Isso significa que a “fumaça” inalada é menos prejudicial às pregas vocais.
Mas se você é um cantor ou usa sua voz de alguma forma para trabalho, arte ou palestras. O ideal é optar por formas de consumos com mais garantias e que não gere dúvidas a respeito dos efeitos causados.
Referência
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Fevereiro laranja: A leucemia e o papel da cannabis no tratamento
Goiás disponibiliza R$730 mil para estudos com cannabis
A sua receita de cannabis é confiável?
5 fatos que você não sabia sobre o Sistema Endocanabinoide
BBB 25: Como o isolamento afeta a saúde mental?
A relação dos probióticos e a cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso