• 17 de abril de 2021

O uso da cannabis pode impactar sua voz?

 O uso da cannabis pode impactar sua voz?


Como já sabemos a cannabis pode ser usada de diversas formas e pode influenciar em diversas condições. Mas e quando o assunto é desempenho vocal, será que ela pode afetar de alguma forma? Vamos descobrir.

De acordo com um estudo recente concluiu-se que o uso da cannabis pode ter um impacto negativo em nossas vozes.

Segundo o portal de notícias PsyPost, os participantes do estudo indicaram sintomas como rouquidão, soprosidade e fraqueza das vozes.

O estudo foi publicado no Journal of Voice, e conduzido pelo Dr Robert T. Sataloff, professor e presidente do Departamento de Otorrinolaringologia. O objetivo era avaliar se o uso de cannabis tinha algum efeito explícito na voz do usuário. 

Sataloff disse ao Jornal: O uso da cannabis tem sido comum entre os cantores de rock e populares por décadas, mas também ocorre entre outros profissionais que usam as vozes incluindo os cantores clássicos,  professores, políticos, clérigos e muitos outros. Até muito recentemente, não era possível estudar os efeitos da cannabis na voz prospectivamente porque a substância era ilegal. Ainda é em muitos estados. Mesmo assim, laringologistas anedóticos têm visto os efeitos adversos da cannabis.” complementou.

De acordo com o relatório, um questionário anônimo web foi enviado para os pacientes do centro clínico de voz. 

O objetivo era obter uma imagem mais ampla do uso anterior de tabaco e cannabis dos participantes e observar se havia algum efeito colateral durante o consumo.

Um total de 42 pacientes responderam ao questionário e foram incluídos no estudo.

Surpreendentemente, 1 em cada 10 participantes relatou já ter experimentado tabaco, aproximadamente 77% afirmaram que já haviam experimentado a cannabis de alguma forma antes.

Os resultados são reveladores: como revela o PsyPost, aproximadamente 42% disseram que “fumar a substância produziu alterações imediatas na voz” e 29% acreditam que o uso de cannabis tem um efeito de longo prazo na voz.

O Sr. Sataloff disse ao PsyPost: “Fumar cannabis pode causar disfunção da voz. Para usuários de voz de alto nível, como cantores de ópera, a intoxicação ou alteração na função cognitiva por qualquer causa, pode alterar o controle motor fino e resultar em lesões na voz. Isso vale tanto para a cannabis quanto para o álcool.” acrescenta

Os médicos precisam aprender os fatos e perguntar sobre o uso de cannabis em circunstâncias apropriadas.

“Além disso, como a substância não tem controle de qualidade em estados nos quais não foi legalizada, ela contém contaminantes e subprodutos agressivos em algumas preparações; e estes podem causar inflamação laríngea substancial. ”

Ele acrescentou que fumar em um cachimbo de água é “um pouco melhor”, mas ainda não é recomendado.

O problema realmente é a cannabis ou a forma de consumo?

De acordo com a Dra. Reena Gupta, Diretora da Divisão de Voz e Laringologia da OHNI, a realidade é que muitas pessoas continuarão a consumir a substância. Diante disso, a menor probabilidade de lesão vocal ocorre quando a cannabis é consumida através de comestíveis, óleos, tópicos e vaporizadores, em vez de fumada.

Com isso podemos afirmar que não se trata da substância em si, mas da forma de consumo.

Entre as opções de inalação, estudos mostraram que a administração de medicamentos é comparável entre os vários métodos. 

No entanto, quando um vaporizador é usado, onde a planta não é queimada, menos fumaça tóxica são produzidas. Isso significa que a “fumaça” inalada é menos prejudicial às pregas vocais.

Mas se você é um cantor ou usa sua voz de alguma forma para trabalho, arte ou palestras. O ideal é optar por formas de consumos com mais garantias e que não gere dúvidas a respeito dos efeitos causados. 

Referência

  • Canex
Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias