×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Notícias

Rússia bloqueia Wikipédia por conteúdo sobre cannabis



03/11/2022



O site ficou inacessível simplesmente por causa de um texto que explicava sobre um tipo de haxixe. Entenda.

Com a guerra em andamento, o tribunal russo condenou nesta terça-feira (1) a Wikipédia, uma enciclopédia colaborativa online, a pagar uma multa por dois textos sobre a ofensiva sobre a Ucrânia. 

A multa é de 2 milhões de rublos, o equivalente a R$164 mil reais por não retirar o que, segundo a corte, considera como “informações falsas”. 

Contudo, o diretor da Fundação Wikimedia, Vladimir Medeiko declarou que ninguém vai apagar as duas páginas em questão e que a decisão será contestada na justiça. 

Tretas com a cannabis 

Essa é a terceira multa que o site colaborativo recebe desde que a guerra começou. Por outro lado, essa não é a primeira vez que o Wikipédia sofre censuras russas. 

Em 2015 a enciclopédia colaborativa foi brevemente incluída em uma lista de sites que deveriam ser bloqueados. 

E o motivo? Um texto sobre charas, um tipo de haxixe artesanal produzido com a resina da cannabis. 

Leia também: Haxixe e maconha: quais são as diferenças?

Não pode falar de maconha!

O problema é que a lei russa proíbe a publicação online de informações sobre o uso de entorpecentes. 

A medida ainda usou um protocolo de segurança que bloqueia todo o site, impedindo qualquer tipo de busca. 

O diretor-executivo da Wikipédia na época,  Stanislav Kozlovski, deu várias entrevistas defendendo o artigo e dizendo que as informações foram retiradas de fontes confiáveis como pesquisas acadêmicas e o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Felizmente o processo foi revertido.

Procure um Médico

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.