×

Cannabis na Mídia-> Notícias

Número de pacientes canábicos cresce 130%, mas a distribuição ainda é desigual



07/11/2023


De acordo com o novo anuário da Kaya Mind, o número de pessoas que utilizam a cannabis como tratamento cresceu exponencialmente, mas os pacientes ainda estão concentrados em grandes capitais

Número de pacientes canábicos cresce 130%, mas a distribuição ainda é desigual

De acordo com um levantamento feito pela Kaya Mind,cerca de 430 mil pessoas fazem tratamentos com a cannabis no Brasil. O número é mais que o dobro do ano passado, quando a quantidade de pacientes não chegava a 200 mil. 

Com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), parece que a maioria prefere importar, com 219 mil pacientes optando por produtos de fora, obtidos por meio de empresas ou importadoras.

O número é seguido pelas associações, com 114 mil pacientes que obtêm os produtos por entidades que cultivam e extraem o óleo em várias cidades brasileiras.

O relatório também mostrou que a compra nas farmácias também cresceu. Atualmente, 97 mil pacientes procuram medicamentos à base de cannabis direto nas drogarias. 

Distribuição desigual

Embora o número de pacientes tenha crescido, a distribuição ainda é desigual. A pesquisa mostrou que há pacientes em todos os estados brasileiros, mas a maioria está concentrada em áreas próximas às grandes capitais e centros econômicos. 

O levantamento ainda evidencia que, pelo menos, 66% das cidades brasileiras possuem pelo menos um paciente canábico, mas o número de prescritores é três vezes menor.

Para se ter uma ideia, o estado de São Paulo retem 39% dos médicos prescritores, enquanto o número é escasso em outros estados como o Tocantins (0,1%), Alagoas (0,2%), Roraima (0,2%) e o Acre, que não tem nenhum. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.