• 16 de agosto de 2022

Nova variedade de cannabis é reconhecida na União Europeia

 Nova variedade de cannabis é reconhecida na União Europeia

A nova cepa é rica em canabigerol, que mesmo com poucos estudos, é considerado uma substância com um grande potencial medicinal.

Nos últimos dias, a União Europeia acrescentou mais uma variedade de cannabis no seu seu banco de dados de plantas registradas. Dessa vez, uma variedade de cânhamo rica em Canabigerol (CBG).

O nome da nova cepa é Enectarol e foi produzida em laboratório pela farmacêutica holandesa Enecta. Ao que tudo indica, essa é a primeira planta com mais CBG já registrada na lista oficial do órgão até agora.

Por estar presente em níveis baixos, (geralmente menos que 1%), o Canabigerol é considerado um dos menores canabinoides da cannabis. Contudo, segundo a farmacêutica, são cerca de 6% a 8% do composto na nova variedade. 

Quais os benefícios do CBG?

Por causa da quantidade pequena de canabigerol, não há tantos estudos quanto os outros compostos da planta. 

Por outro lado, ele é conhecido como “mãe de todos os canabinoides”, pois precede algumas substâncias, como o Canabidiol (CBD) e o Tetrahidrocanabinol (THC). 

Estudos

Pesquisas feitas em ratos e in vitro, mostram potenciais do composto no glaucoma, por exemplo, pois pode reduzir a pressão intraocular. Em alguns experimentos com camundongos, o CBG ainda conseguiu diminuir as inflamações intestinais.

Sem contar que em um estudo recente, cinco canabinoides foram analisados para saber como reagem nas contrações da bexiga e o CBG foi o melhor na inibição de problemas musculares.

Por esse motivo pode ser uma grande ferramenta no futuro para prevenção de distúrbios da disfunção da bexiga.

 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias