Nabiximol Spray: o que é, para que serve e como comprar

Nabiximol Spray: o que é, para que serve e como comprar

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Pequenas borrifadas embaixo da língua podem ajudar pessoas até doenças neuromotoras graves.

Se você está lendo isso é porque sabe que a cannabis tem uma série de propriedades terapêuticas que podem ajudar a tratar várias doenças.

No entanto, como em qualquer outro remédio, há fórmulas específicas para cada condição. Isso ajuda a tratar com uma maior eficácia e precisão.

Como o Nabiximol, por exemplo. Um medicamento à base de cannabis indicado para o tratamento de esclerose múltipla.

Talvez você o conheça pelo nome Sativex, adotado pelo Reino Unido, ou então, como Mevatyl, adotado pelo Brasil. Mas todos são a mesma coisa.

Este foi o primeiro remédio legal feito à base de cannabis no mundo. Lançado no Canadá em 2005, foi produzido pela GW Pharmaceuticals e distribuído pela Bayer.

O nome Nabiximol foi adotado para referir-se a medicamentos à base de plantas com concentração de canabinoides, embora as pessoas se refiram apenas ao Sativex.

Composição

Ele é feito com proporções de canabidiol (CBD) e tetra-tetraidrocanabinol (THC) praticamente iguais. Para quem não sabe, os dois compostos extraídos da cannabis são chamados de canabinoides.

Os canabinoides funcionam a nível celular e são a “fórmula mágica” das propriedades terapêuticas da planta.

Apesar do canabidiol ser mais usado em medicamentos e o THC possuir os efeitos alucinógenos da planta, os dois juntos formam uma combinação mais potente e ideal para tratar a esclerose múltipla.

Diferente de remédios convencionais, que contém uma série de efeitos colaterais, as reações adversas do medicamento se resumem a sonolência, fadiga e náuseas.

Como funciona

O nosso corpo também produz canabinoides, eles ajudam a regular a homeostase, ou seja, o equilíbrio de várias funções, como o sono, a fome, o humor, sistema nervoso e sistema imunológico.

Eles trabalham através de um sistema chamado Sistema Endocanabinoide, que possui receptores por todo o organismo.

Estes receptores sinalizam quando algo não vai bem, é aí que entra a ação dos canabinoides. É por isso que a cannabis ajuda a tratar tantas doenças.

O Nabixmol atua em alguns sintomas da Esclerose Múltipla, ajudando a relaxar os músculos contraídos, e na função motora.

Isso porque o remédio age diretamente em um receptor chamado CB2, que influencia o Sistema Nervoso.

Os seus efeitos anti-inflamatórios também podem ser um supressor imunológico.

Isso porque quando o receptor é ativado, ele gera um efeito estabilizador nos canais que influenciam as respostas inflamatórias.

É importante lembrar que o remédio não cura, mas ajuda a tratar os sintomas.

Para que serve Nabiximol

Doenças neuromotoras não tem cura. Por isso, o que resta é o tratamento dos sintomas para garantir uma qualidade de vida.

Um estudo publicado em 2018 na revista The Lancet Neurology mostrou que o remédio pode ser de grande ajuda para doenças neuromotoras.

A pesquisa, realizada na Itália, testou o spray e também placebos em 60 voluntários, e mostrou que o remédio pode ser de grande ajuda até mesmo para organismos que são resistentes a remédios convencionais para dor e espasticidade.

Uma boa solução para pessoas que possuem doenças neuromotoras mais agressivas, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que acometeu o britânico Stephen Hawking, por exemplo.

Como comprar

Assim como o remédio foi o primeiro medicamento à base de cannabis legal no Reino Unido, ele também foi o primeiro e único aprovado aqui no Brasil.

Depois da resolução 327/19 entrar em vigor em março de 2020, produtos à base da planta também foram permitidos, como o Canabidiol Prati-Donaduzzi nas farmácias.

No entanto, o Mevatyl é o único considerado um remédio. Ele deve ser importado em um processo um pouco complicado, que envolve uma autorização especial da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e uma série de requisitos.

Entenda mais sobre o processo de importação aqui.  

Quanto custa o Nabiximol?

O Naximbol Spray, mais conhecido como Mevatyl, não é tão simples de se achar.  Com novos produtos mais baratos no mercado, o medicamento está presente em pouquíssimas farmácias, mas que também pedem a retenção da receita.

Já o valor, varia de três a quatro mil reais, dependendo da drogaria. O ICMS  ainda pode variar de acordo com o estado que será enviado.

Outros tipos de uso

Além da esclerose, médicos têm indicado o Nabiximol também para o tratamento complementar de câncer, dores crônicas, náuseas e até para tratar dependência química.

Um estudo mostrou que a concentração controlada do THC poderia servir de “substituto”, à vontade de consumir a maconha, por exemplo.

Para se ter uma ideia, o cigarro da planta tem 10 a 15 mg de THC. Já a concentração do Nabiximol não passa de 2,7 miligramas.

Os mais de 60 voluntários da pesquisa que não receberam o placebo, tiveram uma diminuição significativa em relação a dependência.

Embora o estudo precise de mais pesquisa, a resposta foi esperançosa. Mas isso é tema para outro artigo.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas