LeBron James pede libertação de Brittney Griner da prisão

LeBron James pede libertação de Brittney Griner da prisão

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A estrela da NBA, LeBron James, pediu ao governo dos Estados Unidos que garanta a libertação de Brittney Griner, campeã da WNBA, que está detida na Rússia por posse de maconha. 

No último domingo, um dos maiores esportistas da história, o jogador de basquete LeBron James pediu para que o governo norte-americano garanta a libertação da também estrela do basquete Brittney Griner, que está detida na Rússia há quase quatro meses por posse de maconha

O astro dos Los Angeles Lakers comentou em suas redes sociais que é preciso de união para ajudar a trazer a jogadora de volta. E que a voz dos/as atletas, juntas, é mais forte. 

Pedido urgente

James compartilhou uma mensagem de sua marca Uninterrupted pedindo ao presidente Joe Biden e à vice-presidente Kamala Harris que trabalhem pela libertação de Griner. O post também encorajou os leitores a irem atrás e entenderem melhor o caso.

“Por mais de 100 dias, BG enfrentou condições desumanas em uma prisão russa e foi negada a comunicação com sua família e entes queridos”, completa a mensagem. 

LeBron postou também um link para uma petição on-line afirmando que “Griner é uma cidadã global amada que usou sua voz, desde a entrada na WNBA, para ajudar os outros”. 

O jogador incentivou os fãs a compartilhar e assinar a petição, que já coletou 255 mil assinaturas até hoje. 

Estrela do basquete

Griner é uma pivô sete vezes All-Star da WNBA que joga pelo Phoenix Mercury desde 2013, incluindo a equipe (e o título) do campeonato de 2014. Ela também venceu duas vezes a medalha de ouro olímpica com o time de basquete feminino dos Estados Unidos.

Durante o inverno no hemisfério norte é comum que as jogadoras da WNBA joguem na liga russa. Ela já faz isso há sete temporadas. Contudo, no dia 29 de janeiro, Griner jogou seu último jogo pela UMMC Ekaterinburg, equipe russa da qual fazia parte. 

Prisão

O Serviço de Alfândega da Rússia informou no dia 05 de março que uma jogadora de basquete feminina norte-americana foi detida após cartuchos de vape de cannabis serem encontrados em sua bagagem no aeroporto de Sheremetyevo, perto de Moscou. 

A data da prisão não foi informada e Griner não foi citada no relatório inicial. A alfândega também divulgou um vídeo que parecia mostrar a atleta com oficiais de segurança em um posto de controle do aeroporto. 

 

A agência de notícias estatal russa TASS informou posteriormente que a jogadora presa era a estrela da WNBA. Depois que a notícia da prisão ganhou as manchetes, o campeonato e o sindicato das jogadoras emitiram mensagens de apoio a Griner.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas