Segundo o deputado, o objetivo do cultivo caseiro é diminuir os custos de importação de produtos à base de cannabis no país
No dia 20 de junho, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil – SP) apresentou um projeto de lei para o cultivo de caseiro de cannabis para fins medicinais. Segundo o político, a justificativa está no alto custo de importação.
A ideia é que o próprio paciente ou responsável cultive a planta em casa e faça a extração artesanal do óleo de cannabis. Os critérios seriam definidos pelo Poder Executivo e fiscalizados pelos órgãos de segurança pública.
Caso aprovada, a proposta pode alterar a Lei de Drogas de 2006.
Por outro lado, o texto elaborado por Kataguiri descarta qualquer debate sobre o uso recreativo.
Segundo ele, “o objetivo desse projeto de lei é contribuir para a luta diária de milhares de famílias brasileiras que precisam travar batalhas judiciais para conseguir o tratamento da patologia de seus filhos com medicamentos à base de canabidiol, azeite extraído da planta cannabis sativa”.
Aos congressistas, o deputado pediu para “deixarem o preconceito de lado” e se atentarem às “fortes evidências científicas sobre os benefícios para os pacientes”.
“Penso que, não é razoável exigir dos pacientes submeter-se à importação demorada, burocrática e extremamente onerosa de medicamentos à base das mesmas substâncias obtidas de forma artesanal e que garantem vida digna de crianças e adolescentes acometidos de intenso sofrimento”, escreveu.
O projeto precisa ser pautado pelo presidente da casa, Arthur Lira (Progressistas) para ser discutido.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Santa Catarina sanciona lei sobre cannabis no SUS
Após vetar PL sobre cannabis, Londrina estuda uma nova proposta
Janeiro Seco: A cannabis como solução para parar de beber
Juiz de Fora quer regulamentar a distribuição de cannabis no SUS
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso