Enquanto o STF não dá uma decisão definitiva sobre o assunto, várias farmácias entram na justiça pelo direito de manipulação da cannabis
Justiça permite a manipulação de cannabis em Alagoas
Na semana passada (15) a Justiça Federal de Alagoas autorizou que uma farmácia de manipulação em Arapiraca a vender os produtos de cannabis. A decisão blindou o local de punições das autoridades sanitárias.
De acordo com a juiz federal, Felini de Oliveira Wanderley na sentença, não cabe à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criar empecilhos ao exercício desse direito, mas sim regulamentar a matéria e fiscalizar a atuação e o processo de produção.
Contudo, as regras da agência reguladora são outras. De acordo com a Resolução 327, a venda de produtos à base de cannabis deve ser feita através de drogarias, mas a manipulação é proibida.
“Esta decisão vai contribuir para ampliar o acesso de pacientes a tratamentos alternativos e pode dar força para que tribunais de outras regiões do país sigam o mesmo entendimento”, afirmou a advogada Cláudia Lucca Mano, que representou a farmácia ao Estadão.
Essa não é a primeira vez que uma farmácia busca amparo na justiça para poder manipular a cannabis. Vários outros estabelecimentos pelo país também já entraram com ações para poder fazer o mesmo. Algumas ganharam e outras não.
Mas essa briga está prestes a chegar ao fim. Isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) irá julgar o tema em breve. O julgamento será de um caso específico, mas o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, votou para que o caso tenha uma solução uniformizada para todos os processos.
Na prática, o tribunal pode formular um entendimento geral sobre o assunto, que hoje é visto de formas diferentes pelos tribunais inferiores.
A cannabis é aprovada apenas para fins medicinais no Brasil e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso