A proposta segue o mesmo padrão que vários estados já estão fazendo. Em contrapartida, Minas Gerais ainda estuda uma lei para todo o estado desde 2021
Um novo projeto de lei quer promover a distribuição de produtos de cannabis via SUS (Sistema Único de Saúde). Dessa vez, em Juiz de Fora, em Minas Gerais. A ideia é que os remédios estejam disponíveis nas unidades públicas do município e conveniadas.
De autoria do vereador Julinho Rossignoli (PP), a propota foi apresentada nessa segunda-feira (6) e ainda prevê que associações de pacientes autorizadas também possam produzir, distribuir e comercializar os seus produtos.
Assim como em vários estados, a prescrição deverá ser feita por um médico habilitado e deve apresentar um laudo que justifique a utilização da cannabis. Contudo, no caso de Juiz de Fora, o profissional deve atuar na rede pública.
A proposta ainda precisa passar pelas comissões e pelos vereadores para só depois ser sancionada ou não pelo prefeito.
O estado de Minas Gerais é um dos poucos que ainda não possui uma lei sobre a distribuição de produtos de cannabis pela rede pública. Problema que faz os pacientes recorrerem a associações ou à judicialização.
Há até um projeto de lei da deputada Beatriz Cerqueira (PT), que foi proposto em 2021. A ideia é que o estado forneça o tratamento com CBD (canabidiol) para pacientes com condições debilitantes, como câncer, HIV e Parkinson.
A proposta passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no final do ano passado, mas ainda assim sofreu várias alterações pelo relator da pauta, o deputado Charles Santos (Republicanos).
A nova versão institui apenas diretrizes políticas para o incentivo à pesquisa científica sobre a cannabis. Segundo o relator, o texto original “invadia a competência privativa do Poder Executivo”. Agora, o PL é analisado pela Comissão de Saúde.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
França estende experimento sobre o uso da cannabis
A relação dos probióticos e a cannabis
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Mais acesso à cannabis reduz uso de ansiolíticos, diz estudo
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Janeiro Roxo: A cannabis pode ajudar na Hanseníase?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso