• 16 de agosto de 2022

Juiz autoriza farmácia de homeopatia a manipular cannabis 

 Juiz autoriza farmácia de homeopatia a manipular cannabis 

Foto: Freepik

Segundo o entendimento do juiz, não deve haver distinção entre drogarias de manipulação e convencionais. Entenda

No finalzinho de 2019 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução para a venda de produtos à base de cannabis nas drogarias. Contudo, as farmácias de manipulação ficaram de fora. 

Mas as coisas estão mudando. Atualmente, diversas farmácias do segmento estão entrando na justiça para garantir o direito. 

Como uma drogaria homeopática de Ribeirão Preto. Recentemente, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto concedeu a autorização para a produção e a comercialização da cannabis. 

Cannabis no SUS pode acontecer ainda neste ano em SP

Foto: Freepik

Inconstitucionalidade?

A ação na justiça alegou que a Anvisa foi inconstitucional ao separar as drogarias de manipulação às convencionais.

O juiz de Direito Gustavo Müller Lorenzato, acatou o processo e determinou que a agência se abstenha de penalizar a empresa. Em sua decisão, ele ainda destacou que “não é dado à Anvisa, no exercício de tal atribuição, extrapolar os limites da legislação vigente”.

Segundo ele, não existe legitimidade para essa distinção, que foi classificada como indevida. 

“À primeira vista, a Resolução teria rompido os limites do poder regulamentar, criando restrições sem amparo legal, ofendendo ainda disposição do artigo 4º da Lei nº 13.874/19, no sentido de que é dever da administração pública evitar o abuso do poder regulatório de maneira a, indevidamente, criar reserva de mercado ao favorecer, na regulação, grupo econômico, ou profissional, em prejuízo dos demais concorrentes” escreveu. 

Mais dois estados pretendem aprovar políticas sobre cannabis 

Manipulação nas farmácias de São Paulo

Na decisão, o juiz também citou outros julgamentos em São Paulo, onde o Tribunal de Justiça de São Paulo (STJ) concedeu o direito a outras farmácias de manipulação com base no mesmo entendimento.

Procure um médico

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico que, inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias