As importadoras de cannabis formaram um instituto que pretendem defender as empresas do “lobby” das farmacêuticas nacionais
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Recentemente, 15 importadoras de medicamentos à base de cannabis associaram-se ao ICR (Instituto de Conexão e Regulação). A ideia é apresentar à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) uma proposta para impedir o que chamaram de reserva de mercado aos fabricantes nacionais.
Os representantes estiveram na agência para reforçar os seus pontos e assegurar que os médicos continuem a prescrever medicamentos importados para quem precisa.
Mas segundo o instituto, os concorrentes nacionais, além de vender produtos menos elaborados e mais caros, criaram uma campanha para ganhar mercado, que atualmente conta com cerca de 300 mil pacientes.
O coletivo de importadoras afirma responder por um terço do mercado, movimentando R$400 milhões só no ano passado. Praticamente o dobro da indústria local.
“Nosso objetivo é apoiar a finalidade institucional da Anvisa de proteção da saúde pública em um cenário muito desafiador em razão do crescimento acelerado do segmento e, também, do número insuficiente de servidores na agência”, disse Rafael Arcuri, diretor-executivo do ICR à Folha de S. Paulo.
Por isso, o instituto ainda disse que pretende contribuir com ações capazes de garantir qualidade dos produtos que vem de fora. Como rastreabilidade dos produtos até o país de origem e a criação de uma rede de testes independentes para testar os canabinoides e conferir a rotulagem.
Com informações da Folha de S. Paulo
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Dessa forma, você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Por isso, caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Associação médica publica consenso sobre anestesia em usuários de cannabis
Grandes marcas se reúnem na Medical Cannabis Fair 2025
Condição do filho de Bel Kutner já é tratada como cannabis pelo SUS
Morre Pepe Mujica, o presidente que legalizou a maconha
Assembleia da Bahia aprova projeto sobre cannabis no SUS
CannabIA: Cannect lança IA sobre cannabis medicinal
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso