Imagem: Freepik
Uma das funções mais importantes do corpo humano é chamada de homeostase. Segundo seu descobridor, o fisiologista Walter Cannon, trata-se da habilidade humana de conseguir manter o interior do corpo saudável e respondendo corretamente às alterações externas.
Exemplos de fatores externos são temperatura, salinidade, tipos de nutrientes de um alimento ou resíduos que podem causar reações adversas.
Tal relação ocorre durante “trabalhos” fisiológicos naturais, como a digestão. Neste caso específico, os processos homeostáticos fazem o sistema digestivo reconhecer quais substâncias são boas para o corpo e quais podem ser expelidas. Portanto, é possível dizer que se não fosse a homeostase, não estaríamos vivos.
Além disso, por se tratar de uma função natural do corpo, ela pode responder bem a um tratamento que também é natural: o tratamento com cannabis. Neste texto você poderá conhecer mais sobre o funcionamento da homeostase e sua ligação com os fitocanabinoides, os componentes da planta.
Os efeitos medicinais da cannabis são sentidos pelo Sistema Endocanabinoide, descoberto pelo cientista israelense, Raphael Mechoulam, na década de 1960. Esse sistema permite a “comunicação” entre o Sistema Nervoso Central e o restante do organismo, alertando quando algo sai do controle, seja por uma questão comum, como a sensação de fome, ou algo mais sensível: ferimentos ou dores, por exemplo. Em outras palavras, é o suporte que ajuda a regular a homeostase.
Para entender mais sobre as propriedades do Sistema Endocanabinoide, assista ao vídeo abaixo.
E o que isso tem a ver com ingerir cannabis? É importante destacar que os nossos chamados endocanabinoides, que são os canabinoides presentes dentro do corpo, são semelhantes às substâncias presentes na planta. Uma delas é o canabidiol (CBD), que tem funções analgésicas e anti-inflamatórias, e acelera a resposta do Sistema Endocanabinoide.
Por se assemelhar aos efeitos da cannabis, o tratamento possui poucas reações adversas em comparação a alguns medicamentos convencionais, especialmente ansiolíticos e antidepressivos. Dessa forma, pode ser benéfico para o equilíbrio da homeostase, assim como às respostas sensoriais do corpo a acontecimentos externos.
Garantir o equilíbrio do corpo e administrar o bem-estar são as principais funções homeostáticas. Os estímulos são gerados dentro das células cerebrais e partilhados com todas as regiões do corpo através da corrente sanguínea.
Chamamos de “feedback negativo” o mais importante mecanismo de manutenção da homeostase. Este atua alertando constantemente essas células sobre a necessidade de reduzir determinados estímulos. Sendo assim, situações que podem acometer as funções fisiológicas são controladas para os níveis que cada pessoa está acostumada.
O controle da temperatura corporal é um exemplo de reação que passa por esse mecanismo. Se um indivíduo está em um ambiente muito quente, o corpo irá esquentar e isso será reconhecido como um feedback negativo. A alteração térmica ocasionará uma resposta: o suor, que esfria a temperatura do corpo.
Da mesma forma que o organismo desempenha diferentes funções, não existe apenas um tipo de homeostase. No geral suas categorizações podem ser divididas em três grandes grupos.
O exemplo citado acima é um exemplo de homeostase térmica, que acontece quando o corpo consegue manter a temperatura ideal para sobrevivência das células, mesmo que minimamente. A resposta para essa reação começa no sistema nervoso, passa pelo endocanabinoide e chega ao sistema endotérmico.
Já as funções conhecidas como químicas são as que envolvem a troca de substâncias dentro do corpo. Durante a respiração, os pulmões inspiram oxigênio e liberam dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico. Processo semelhante ocorre no bombeamento do sangue.
Por fim, temos a homeostase hídrica, responsável por regular a quantidade de água ideal para o corpo. Sentir sede é um sinal de que o corpo está precisando de hidratação, e urinar, de que é preciso remover a quantidade excedente. O controle é feito pelos rins, que além de liberarem a água, eliminam os sais minerais em grande quantidade.
A terapêutica com canabinoides vem se mostrando eficiente para tratar diversas condições de saúde, de dores crônicas a neurodivergências. Para saber se o tratamento é adequado a você, o primeiro passo sempre será passar por uma consulta com um profissional de saúde.
A Cannect te ajuda a encontrar profissionais que atendem diversas condições de saúde, com variados preços de consulta. Agende a sua clicando aqui!
Se tiver uma prescrição assinada e uma autorização da Anvisa para importar produtos à base de cannabis, o lugar para encontrar sua medicação é em nosso marketplace! Possuímos o maior da América Latina, com quase 800 opções de diferentes marcas e o menor preço do mercado!
Jornalismo Cannect
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso