• 16 de agosto de 2022

Goiânia adiciona ao Calendário Oficial o Dia da Cannabis Medicinal

 Goiânia adiciona ao Calendário Oficial o Dia da Cannabis Medicinal

Foto: Reprodução

O projeto de lei foi aprovado ainda esta semana, e intitulou o dia 27 de novembro como o dia da cannabis.Agora, todos os anos, serão realizados eventos para a discussão do tema. 

A partir deste ano, a cidade de Goiânia terá mais uma data no calendário oficial. Isso porque ontem (8), o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), sancionou um projeto de lei sobre o dia da cannabis.

A data ficou marcada para o dia 27 de novembro. O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema com a população, para falar de regulamentação, distribuição e pesquisas sobre o uso da cannabis na cidade.

Agora, tanto o poder público como iniciativas privadas poderão promover eventos e debates sobre o uso terapêutico da planta pelo menos, uma vez por ano.

Foto: Reprodução

Distribuição gratuita no SUS

A proposta foi aprovada na Câmara Municipal com apenas um voto contrário. Ela é uma ideia do vereador Lucas Kitão (União Brasil), que também foi o autor do projeto de lei sobre a distribuição de produtos à base de cannabis, sancionada em abril do ano passado. 

Isso tornou o município no primeiro país a disponibilizar o extrato da planta nos postos do  Sistema Único de Saúde (SUS). 

 A legislação, no entanto, ainda precisa ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Mesma data do combate ao câncer

O dia 27 de novembro também é o Dia Nacional do Combate ao Câncer. Segundo o vereador, a data não foi por acaso.

Á um jornal da região, Kitão diz que desde 2013 o dia 27 é celebrado não oficialmente por ativistas e defensores da cannabis medicinal, que também serve para aliviar os sintomas de quimioterapia

“Agora poderemos incluir no Calendário Municipal a realização de debates, palestras e atos públicos, além da distribuição de material informativo”, concluiu o parlamentar ao Jornal Opção.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias