No mundo, existem pelo menos 45 formas de produtos e medicamentos à base da planta, entre elas: tintura, goma, cápsula de gelatina, creme, loção, bálsamo, spray, flor in natura, gel, pomada, óleo, supositório, óvulo vaginal, sabonete, cigarro, comprimido, pirulito, entre muitas outras.
Mas você já ouviu alguém dizer que o óleo utilizado via sublingual não funcionou? Será que o paciente recebeu a orientação adequada?
Os médicos da área explicam que alguns cuidados devem ser tomados quando o óleo é utilizado por essa via de administração:
E se mesmo assim o produto não estiver funcionando, procure ajustar a dose com o seu médico!
No Brasil, apenas as vias: oral e os sprays oronasais são permitidas para a venda nas farmácias. No dia 15 de maio de 2024, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até publicou o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR), sugerindo também os usos sublingual e dermatológico.
Que ótima notícia né? já que os estudos científicos mostram que a pomada da planta pode agir em mais de 14 condições de pele, incluindo: lúpus, psoríase, neoplasias e dermatoses bolhosas!
Vamos aguardar que outras formas sejam aprovadas no Brasil, tais como: supositórios e óvulos vaginais, por exemplo, pois elas poderão oferecer mais opções terapêuticas em doenças intestinais, cólicas menstruais, sintomas de menopausa e tratamento de endometriose.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, assista à Série “Produtos e Medicamentos” do canal do Youtube “CANABinALL: tudo sobre canabinoides”, pois lá explico em maior profundidade o tema abordado aqui em três episódios.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Eliana Rodrigues
Bióloga com mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutorado e pós-doutorado pela Escola Paulista de Medicina. Desde 1995, vem desenvolvendo mais de 40 projetos de etnobotânica entre indígenas, afro-brasileiros, ribeirinhos amazônicos, com foco em substâncias psicoativas; somando cerca de 70 publicações. É professora titular e coordenadora do Centro de Estudos Etnobotânicos na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, vem desenvolvendo atividades de divulgação científica sobre a Cannabis sativa L., por meio do Canal do Youtube “CANABinALL: tudo sobre canabinoides", e pelo curso “O Uso Terapêutico da Cannabis sativa L.”, ambos pela UNIFESP. Desde 2004 vem organizando simpósios, cursos, audiovisuais e realizando pesquisas na área desta planta.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso