• 17 de abril de 2021

Fibras de cânhamo voltam ao catálogo de plantas na Itália

 Fibras de cânhamo voltam ao catálogo de plantas na Itália

Natural color threat on blurred hessian fabric, natural material concept

O universo canábico está sempre repleto de mudanças. Dessa vez quem passou por alterações burocráticas foram as famosas fibras de cânhamo na região da Itália.

As variedades italianas de fibras de cânhamo Carmagnola e Fibranova estão de volta no Catálogo Nacional Italiano de plantas, uma etapa necessária antes que as cultivares possam ser certificadas no nível da União Europeia.

As cultivares foram removidas do catálogo europeu de variedades de plantas em 2019 devido à falta de atenção burocrática, afirmou a Assocanapa srl, que produziu as sementes  no início deste ano. 

As variedades nunca foram ilegais para o plantio, mas seu retorno ao catálogo italiano significa que seu status legal ”foi renovado e garantido”  disse a Assocanapa em um comunicado no mês passado. 

Relistagem no outono

Um aviso sobre as reclassificações, que foram precedidas de testes agronômicos das variedades, foi publicado no Diário Oficial da Ordem Ministerial da Itália no mês de março.

”Agora, nós aguardamos a etapa final do procedimento administrativo, ou seja, o registro das variedades no catálogo da UE”, disse a Assocanapa, observando que a lista da UE de variedades de cânhamo certificadas é atualizada a cada seis meses e portanto, a recertificação deve ser alcançada até o outono deste ano, o mais tardar. 


O catálogo comum da UE de espécies vegetais identifica variedades registradas de culturas agrícolas que podem ser comercializadas na Europa. Os pesquiadores das variedades devem testá-las constantemente para níveis estáveis de THC (menos de 0.2% segundo os padrões dos dados europeus), taxas de germinação e outras características. 

A Assocanapa srl, com sede na em comuna de Carmagnola, Torino, na região italiana de Piemonte, produz sementes de cânhamo italiano sob o controle do Conselho de Pesquisa Agrícola e Economia da Itália.

Referências 

  • Hemp Today
Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias