O projeto de lei aprovado em primeira e segunda votações na Câmara de Vereadores, permite o acesso a portadores de doenças ou transtornos crônicos
A Câmara Municipal de Feira de Santana, na Bahia, aprovou um projeto de lei que autoriza o fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis para pacientes com doenças ou transtornos específicos.
A iniciativa, proposta do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) e do ex-vereador Fernando Torres (PSD), visa promover o acesso igualitário à saúde, mas ainda precisa da sanção do governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com o projeto, os pacientes deverão apresentar prescrição médica de um profissional habilitado, acompanhado de laudo justificando o uso do medicamento.
A distribuição ocorrerá tanto na rede pública municipal quanto em estabelecimentos privados conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, a prefeitura será responsável por divulgar amplamente a disponibilidade desses medicamentos, informando os locais de atendimento por meio de seus sites, redes sociais, unidades de saúde e outros meios de comunicação.
O projeto também incentiva o debate sobre o uso medicinal da cannabis no município, permitindo que o Poder Executivo firme convênios com outras entidades governamentais e instituições sem fins lucrativos para promover debates, palestras, fóruns e simpósios sobre o tema.
Essa medida segue uma tendência observada em outras regiões do país. Em São Paulo, por exemplo, desde janeiro de 2023, o governo estadual implementou a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS, sob prescrição médica.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Redação
A redação Cannalize é formada por jornalistas e tradutores capacitados a fazer a melhor curadoria de informação para alimentar o maior portal de Cannabis Medicinal do Brasil.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
França estende experimento sobre o uso da cannabis
A relação dos probióticos e a cannabis
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Mais acesso à cannabis reduz uso de ansiolíticos, diz estudo
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Janeiro Roxo: A cannabis pode ajudar na Hanseníase?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso