O levantamento apontou um crescimento de 64% da venda de cannabis nas farmácias em comparação com o último ano
Farmácias alcançaram mais de R$160 milhões com cannabis
De acordo com um novo levantamento da BRcann (Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides), o faturamento da venda dos produtos de cannabis nas farmácias foi de R$163,3 milhões. Um aumento de 64% em comparação com 2023.
Os dados foram coletados com base nas informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da consultoria global IQVIA, que monitora o setor farmacêutico em mais de 100 países.
Quando analisado o volume de unidades comercializadas, houve um aumento de 80%. Ou seja, de 241 mil produtos vendidos nas drogarias no ano passado, houve um salto para 433,7 mil em 2024.
Com o aumento da concorrência, o preço médio também caiu 40% nos últimos três anos, o que ajudou a ampliar o acesso. Ainda assim, a importação é o principal meio de acesso à cannabis no Brasil, com 313 mil pacientes. As farmácias ocupam o segundo lugar com 212 mil pessoas fazendo o tratamento.
A venda de produtos de cannabis nas farmácias é legal no Brasil desde 2019, quando a
Anvisa aprovou a resolução 327, que permitiu a comercialização. Os produtos ainda não são remédios, mas precisam ser aprovados pela agência para estarem nas drogarias.
De acordo com o anuário da Kaya Mind deste ano, até meados de agosto, 62 autorizações sanitárias já foram concedidas referentes a 56 produtos, embora três deles já tiveram autorização cancelada.
É importante destacar que, embora aprovados, boa parte ainda não está disponível para o consumidor final. E nem em todas as drogarias.
O levantamento da BRcann aponta uma distribuição de produtos de cannabis em cerca de 40 mil farmácias espalhadas pelo país, ou seja, um terço das farmácias em território nacional.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
França estende experimento sobre o uso da cannabis
A relação dos probióticos e a cannabis
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Mais acesso à cannabis reduz uso de ansiolíticos, diz estudo
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Janeiro Roxo: A cannabis pode ajudar na Hanseníase?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso