A Anvisa esclareceu que as flores de cannabis poderão ser importadas até o dia 20 de setembro para pessoas que possuem uma autorização e receita médica
No dia 19 do mês passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nota técnica esclarecendo que “a importação da Cannabis in natura, bem como de flores e partes da planta não está mais permitida”.
A justificativa da nota está no que ela considerou um “alto grau de risco de desvio para fins ilícitos e a vigência dos tratados internacionais de controle de drogas dos quais o Brasil é signatário”, escreveu no comunicado.
A medida passou a valer um dia depois do anúncio, mas haverá um período de 60 dias para a conclusão das importações.
Nós perguntamos à agência e ela nos respondeu:
De acordo com a Anvisa, se você está esperando as suas flores chegarem, não se preocupe, pois as importações que já começaram não sofrerão restrições e vão chegar normalmente na sua casa.
O órgão ainda esclareceu que “os embarques dos produtos no exterior iniciados durante a validade da autorização, poderão ser concluídos, mesmo que a carga chegue após o dia 20 de setembro”.
O que a Anvisa não vai fazer mais é emitir novas autorizações para a importação de flores.
Sim!
As autorizações de importação concedidas pela Anvisa normalmente valem por dois anos, no caso das plantas in natura, o que a Anvisa fez foi diminuir o prazo para o dia 20 de setembro. Após essa data, não será mais possível importar.
Então, se você ainda tem a sua autorização, vai poder adquirir mesmo que o produto chegue depois da data estipulada.
Mas vai ter que correr, pois os produtos também só podem sair dos países de origem até o dia 20 de setembro.
A Anvisa também respondeu a este questionamento. Segundo o órgão, se o paciente importou de forma legal durante o prazo, poderá fazer o uso normalmente até que os seus produtos acabem.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.
No caso das flores, só poderemos te auxiliar se você for um paciente com autorização emitida antes do dia 20 de julho. Clique aqui
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Óleos de cannabis full spectrum são a melhor opção para TEA?
Frente parlamentar de cannabis discute a distribuição de CBD para autistas
Cannabis in natura: três dicas de como armazenar corretamente as flores
Afinal, por que a Anvisa proíbe publicidade de produtos de Cannabis?
EUA quer mover a maconha para a categoria de drogas de menor risco
Por que o tratamento com cannabis é diferente para cada pessoa?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso