• 18 de abril de 2021

Estudos mostram os efeitos da cannabis sobre a visão 

 Estudos mostram os efeitos da cannabis sobre a visão 

Será que os efeitos da cannabis são bons ou ruins para a visão? Dois estudos sugerem que a resposta não seja tão simples, e nenhum deles considera os impactos a longo prazo.

Um estudo em girinos sugere que a cannabis pode melhorar a visão noturna, enquanto uma pesquisa feita em humanos indica que o uso regular da cannabis pode atrasar o processamento de informação visual na retina.

O primeiro estudo explica um mecanismo celular pelo qual a cannabis pode melhorar a visão noturna. A pesquisa é baseada na observação de que pescadores jamaicanos, que fumavam ou consomiam cannabis e tinham uma excelente visão noturna. 

Na nova pesquisa, pesquisadores da Universidade McGill em Montreal, no Canadá, aplicaram um canabinoide sintético para os tecidos oculares dos girinos. Eles descobriram que os canabinóides  “tornam certas células da retina mais sensíveis à luz e melhoram a velocidade, e os olhos respondem a estímulos ainda mais fracos”, relatam os cientistas  ao site The Guardian. 

Os canabinoides são a classe geral de substâncias químicas que podem interagir com os receptores canabinoides no cérebro. O corpo produz naturalmente alguns deles, mas podemos encontrá-los também na cannabis e em outras fontes.

O segundo estudo incluiu 28 usuários de cannabis e 24 pessoas que não usavam a planta.

Os pesquisadores compararam o funcionamento da retina em ambos os grupos para ver se a cannabis afeta a função das células, chamada de ganglionares da retina. 

Essas células são responsáveis pela transmissão de pulsos elétricos do olho para o cérebro”, relatam os pesquisadores ao site  CNN.

O estudo descobriu que houve um atraso no tempo de resposta para usuários de cannabis,  comparado com pessoas que não usam a planta. 

Isso pode afetar a visão das pessoas que usam cannabis regularmente, mesmo que a influência seja muito fraca”, disseram  os pesquisadores.

Ambos os estudos têm descobertas interessantes, mas nenhum deles responde a pergunta se a cannabis afeta a visão a longo prazo“, diz Raj Maturi, MD, professor associado de oftalmologia na Escola de Medicina da Universidade de Indiana. 

A cannabis pode ajudar alguns aspectos da visão a curto prazo, mas pode ser prejudicial se usada cronicamente. Essas descobertas sugerem que precisamos de estudos de longo prazo sobre os efeitos do uso crônico de cannabis na visão.” Acrescentou o D.Maturi. 

Maturi observa que os pacientes com glaucoma costumam dizer que acreditam que a cannabis pode ajudar ao diminuir a pressão dos olhos. Ele diz que a cannabis pode diminuir a pressão, mas, ao mesmo tempo, a planta tem uma ação no cérebro e sistema nervoso de maneiras que podem ser prejudiciais.

Minha opinião é que colírios que diminuem a pressão nos olhos são muito mais úteis. Você teria que fumar bastante cannabis para ter o mesmo efeito, diz Dr. Maturi. 

Alguns estudos sobre glaucoma e cannabis têm descoberto que quando a cannabis é fumada ou quando uma forma deste ingrediente ativo é consumida por pílulas ou injeção, ela diminui a pressão nos olhos ou intraocular. Contudo, isso somente diminui a pressão por um curto período de tempo.

A Academia Americana de Oftalmologia não recomenda a cannabis como um tratamento para glaucoma.

Um novo estudo feito pela National Academy of Sciences sobre os efeitos da cannabis na saúde, conclui que os efeitos positivos da cannabis sobre o glaucoma tem mostrado somente benefícios a curto prazo sobre a pressão intraocular, sugerindo um limite potente pelos canabinoides no tratamento de glaucoma.

Falar com o oftalmologista para encontrar uma opção ideal para cada condição e o melhor para todos os pacientes.

Referências

  • Aao.Org
Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias