• 24 de junho de 2022

Erva-Cidreira: O que é, Características, Benefícios, Efeitos e Contraindicações?

 Erva-Cidreira: O que é, Características, Benefícios, Efeitos e Contraindicações?

Você já ouviu falar da planta de Erva-Cidreira? Se sim, talvez não saiba os seus tipos, benefícios, efeitos e suas características. Vamos entender um pouco sobre ela.

Com origem na Europa e Ásia, a erva cidreira também conhecida como Melissa é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo, o seu sabor e aroma são característicos como frutado, de limão, principalmente nas folhas. 

Essa erva pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres. Também pode ser cultivada em casa porque é fácil de plantar e de manter.

As características da erva cidreira

Suas folhas podem ser confundidas com espécies de hortelã (hortelã/menta) mas o que diferencia é que a Melissa tem um gosto mais cítrico e aroma de limão.

Uma planta que dá flores brancas geralmente no verão, atraindo as abelhas. Mas também existe uma lenda de que se colocar folhas da Melissa na colmeia, pode espantar as abelhas.

Ela pode crescer até 1 metro e meio (1,2 m). Já a outra espécie denominada Lippia alba cresce até 3 metros.

Principais nutrientes da Erva-Cidreira

Esta erva é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonóides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e se destaca pela ação antioxidante. É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia (uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico)

Essas substâncias colaboram para a eficácia na ação antioxidante desta erva. 

Por incrível que pareça, apenas o ácido rosmarínico já apresenta maior atividade antioxidante do que a vitamina E.

Sua ação antioxidante é muito importante, pois pode combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas. 

Este alimento também conta com fibras, que melhoram o funcionamento intestinal.

Benefícios da Erva-Cidreira

A maneira mais comum de se utilizar essa planta, é através do chá.

Os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados às propriedades medicinais que esta planta possui. Dentre os principais benefícios, estão:

  • Aliviar as dores de cabeça;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Combater os gases;
  • Prevenir distúrbios digestivos;
  • Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
  • Prevenir distúrbios renais;
  • Aliviar a tosse;
  • Gera o bem-estar e a tranquilidade.

A erva-cidreira, ou Melissa, pode servir como  calmante, diurético e expectorante. 

É por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e também para combater o catarro, quando ele é usado com o limão.

Possíveis efeitos da Erva Cidreira

Os efeitos colaterais da erva-cidreira incluem diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão.

Altas quantidades de erva-cidreira podem levar a uma frequência cardíaca mais lenta e a hipotensão, pressão arterial baixa. 

O seu uso também pode interagir com os remédios para tireoide, devendo ser feito apenas com orientação do médico, nesses casos.

Como fazer o chá de erva-cidreira

Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as suas folhas, tanto secas como frescas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Adicione as folhas de erva-cidreira à água fervente e deixe repousar por alguns minutos, devidamente tapado. A seguir, coe e beba de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

Contraindicações

A erva cidreira não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.

Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem utiliza medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva-cidreira.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias